28 de fevereiro de 2009

100a postagem- Nada melhor do que dar uma segunda chance


          Finalmente cheguei na centésima postagem. Muito obrigado a todos que tiveram (a paciência) tempo suficiente para visitarem esses textos que escrevo com muito orgulho. Para esta centésima pensei em nada mais nada menos que um clássico. Faço isso sempre ? Mas vocês não sabem a verdade. Eu dei uma segunda chance. A primiera vez que vi este clássico eu detestei e na segunda... bem, é só vocês lerem. E aqui esta ele:
        O Iluminado- bom filme para não assistir com os amigos



      Primeiro uma sinopse bem básica: um homem, sua mulher e seu filho passam um tempo num hotel no inverno. Sozinhos (falei que a sinopse era básica).
            Eu e meus amigos estávamos na casa do amigo tecnológico (Paulo) e o amigo diretor (Luciano) pediu para assistirmos este filme. Eu queria ver o filme, afinal é nele que aparece a famosa frase "Here's Johny!". Meus amigos ficavam rindo toda hora (e eu também, portanto sou culpado). Riamos do rio de sangue (que parecia groselha), ríamos da Shelley Duvall e do Danny (o menino fazendo aquele movimento com o dedo é rídiculo e ele andando de bicicleta também irritava). Não prestei muita atenção, ri da maioria das coisas e achei o filme nada mais nada menos que ruim/péssimo.
        Decidi então, esses dias, de assistir o filme novamente, já que assisti Laranja Mecânica e 2001 Uma Odisséia no espaço e adorei ambos. Pensei que minha opinião sobre o filme poderia mudar. Fui até a locadora (aproveitei que era promoção) e aluguei o filme. Assisti ele sozinho no meu quarto no meu computador. Qual foi a reação? Gostei do filme.

        Você assistindo o filme sozinho percebe várias coisas e ainda que você fica "ligado" o tempo todo no filme. A Shelley Duvall está muito boa no papel, não sei porque Kubrick odiava ela tanto. O menino que faz o Danny ainda é irritante, mas se você perde a frase que fala que ele consegue ver as coisas, mas que tudo parece um sonho e que ele esquece, sinto muito, você achará ele ridículo até o final do filme (como eu achava). Mas a grande estrela do filme todo é ninguém nada mais nada menos que o aclamado Jack Nicholson. As "caras" dele deixa você, como posso dizer... paranóico. As caras dele podem te tornar paranóico. Tenho que admitir que teve horas que me deu uma vontade de matar alguém (cuidado comigo).
        Ainda continuo pensando que aquele rio parece groselha (isso não sai da minha cabeça), mas as atuações, a trama fazem de O Iluminado um bom filme. Não um dos melhores filmes de Hollywoddy nem mesmo o melhor filme de terror (para mim não existe filme de terror), mas é um bom filme, mas assista o filme sozinho, que você começa a participar de toda a paranóia.

3 comentários:

FM disse...

Parabéns pelo centésimo post e que bom q vc mudou de ideia.

Tenho q rever esse filme... já tem muito tempo desde q vi pela última vez.

Luciano Carneiro disse...

Que bom que você gostou. Mas, fiquei curioso: qual seu filme de terror favorito?

FELIPE G2 disse...

FM: reveja o filme... mas assista sozinho...

Luciano: Não tenho filme de terror preferido, porque na minha opinião, filme de terror não existe...