5 de fevereiro de 2009

As Fantásticas Fábricas de Chocolate- A facada de Burton

        Bem, algumas pessoas acham o "A Fantástica Fábrica de Chocolate" do Tim Burton um filme novo e criativo e ainda mais: com o Depp como o famoso dono da fábrica: Wonka. Mas essa é a verdade? A resposta é não. Em 1971 existiu uma versão para "A Fantástica Fábrica de chocolate" com um estilo musical, se não for um.
Então, sem mais demora, aqui esta o post com a comparação dos dois.
      "A Fantástica Fábrica de Chocolate" original (quando digo original é porque foi a primeira que teve) tinha o Gene Wilder, um ator que já fez musicais, como por exemplo "Primavera para Hitler", e ele interpreta o famoso dono da fábrica Wonka. Na primeira aparição dele você pensa que ele esta morrendo, mas isso era apenas uma piada e ele fica empolgado. No decorrer do filme, vemos um Wonka sério, mas divertido, como idéias de crianças (carro que anda com refrigerante, quando algo esta líquido esta frio é só colocar um agasalho, entre outros) mas com maturidade. No final do filme (sim no final do filme) ele da um surto e diz que o dia foi um desperdiço. Mas isso era apenas um teste e o final é quase igual ao de Burton (no original o filme acaba com o elevador de vidro).
        A versão de Burton é totalmente diferente.Depp é criança multiplicado por mil somado com quinhentos e multiplicado mais uma vez. Primeiro a aparência de Depp. Que cabelo é aquele? E que maquiagem é aquela? Aquilo é batom? Bem nem preciso dizer que Depp como Wonka parecia uma mulher. "Nossa filho" minha mãe me perguntou "o Wonka virou mulher?". Claro que respondi carinhosamente (mentira) "Mãe, olha direito! É o Depp". "Mas ele parece uma mulher". "Eu sei mãe". Agora o jeito dele. Além de ter um jeito de criança, o Wonka que vemos nesse filme odeia as crianças, tanto que nem quer encostar nelas. Só no final ele aceita Charlie e claro, vemos um sarcasmo de Depp na hora que Charlie pergunta se sua família pode ir para a fábrica e ele diz muito feliz: "Mas é claro que não!". Os Wonkas são diferentes, mas o ator que parece ter idéias de crianças, mas ainda parece um homem dono de uma grande fábrica é Wilder. Um ponto para o filme original.
        Os efeitos nem preciso dizer qual o melhor: A fábrica de Burton, mas claro que ele teve computação para isso. No filme antigo conseguimos ver a mangueira enchendo Violet e os fios levantando o vovô Joe e Charlie. Um ponto para o filme de Burton
        Aproveitando em falar no Charlie: o antigo é melhor. O garoto? Não, isso vai pelo gosto de cada um, mas estou falando do personagem. No antigo vemos Charlie sofrendo, o que deveria ser visto no segundo filme. No original, vemos que Charlie tem que trabalhar, estudar, sem um pai e pobre.         No antigo vemos apenas Charlie apenas como o menino pobre. Um ponto para o original.
        Os Oompa Loompas (pelo menos esta assim no site). No antigo vemos pessoas pequenas diferentes, pequenas e diferentes: esses têm cabelos verdes, as caras alaranjadas e sombrancelhas brancas. No novo vemos vários Oompa Loompas com a mesma cara (até no sexo feminino) é que é horrível. Quando vi os pequenos homens, parecia que Burton deu uma facada nos Oompa Loompas de minha doce infância (que não foi nada doce) É como se todos eles fossem iguais. Mais um ponto para o original.
        Agora, em relação as músicas: o antigo têm várias canções interpretadas pela maioria dos personagens. O novo temos apenas as canções dos Oompa Loompas. E é nisso que quero chegar. As músicas do antigo falam sobre cada criança e sobre os defeitos dessas. O garoto gordo que não para de comer. A menina que masca chiclete. O menino que adora televisão e fica menor por causa disso e a menina mimada. O novo canta apenas músicas divertidas, nas quais não vemos nenhuma moral, o que era uma das principais mensagens do filme original. Mais um ponto para o filme original.
        Uma coisa que todo mundo deve achar rídiculo notar, mas que eu tenho que comentar: os túneis. Pra quê? É simples: Na nova versão, vemos todos num barco em formato de cavalo marinho cor de rosa (outra facada de Burton) entrando no túnel. Mas esse túnel não é assustador. É um simples túnel. No antigo não. No antigo o túnel é escuro, todos estão num barco azul "normal" e entram no túnel. A velocidade aumenta. Wonka começa a cantar e parece um louco (adoro a cara dele) e nas paredes do túnel vemos os temores das pessoas dentro do barco. Uma cobra na boca de uma pessoa, bichos de vários tipos e o senhor Slugworth (temor de Charlie). A velocidade aumenta e Wonka parece mais loco ainda e canta uma canção de desesperança. Mais um ponto para o filme original.
        Isso vai pelo gosto de cada um, mas acabei de provar 5 provas das boas qualidades do filme antigo contra 1 do novo filme de Burton. Mas claro que o filme tem outras qualidades, como o lado de fora deprimente e a fábrica toda colorida (o modo de Burton visto em vários filmes de Burton), as novas salas que são vistas, o pai de Wonka e de Charlie, a infância de Wonka, o estado das crianças quando saem, entre outros. Para quem adorou o novo filme, o original é mais belo ainda, ainda mais para pessoas que gostam de musicais.

8 comentários:

FM disse...

Sou fã da Fábrica de Chocolate... Apesar de tb preferir a primeira versão, gosto muito da versão Burton.

Sou fã do Wonka. Seja o crianção sarcástico do Deep ou o "malvado" da primeira versão. Mas o novo Wonka sempre foi o q parecia ser... Já o antigo, era um fingidor.. no final se mostrou bonzinho. Disso não gostei.

Agora, não concordo sobre os musicais. Sim, o primeiro é um Musical mesmo... mas as músicas do segundo tb possuem essa moral... de maneira menos clara, mas ainda está lá.

Bom texto.

Guilherme disse...

A versão orignal é simplesmente FANTÁSTICA. Por isso tornou-se um clássico.

A nova versão nada tem a acrescentar e logo será esquecida.

Luciano Carneiro disse...

Gosto muito da versão original, mas prefiro a do Burton. E, sinceramente? Qual o problema do barco ser rosa e do Depp parecer mulher? É Tim Burton, gente, Tim Burton.

FELIPE G2 disse...

FM: Que bom que você gosta da primeira versão também. Acho que a chave do original, era dar moral e ele fazia isso através da música. Acho o segundo apenas uma arte visual mão explorada do Burton.

Guilherme: É bem possível que a versão antiga seja esquecida, ja que muitas pessoas não gostam de musicais.

Luciano: E só porque é Burton tem que gostar? Adoro os filme do Kubrick, mas odeio com todas as minhas forças "O Iluminado", porque não gostei. Qual o problema de Depp mulher: o dono parece uma mulher e uma criança. Não parece realmente um dono de fábrica. O barco (sei que só eu ligo para isso): Ficou muito infantil. Traduzindo: infantil= fábrica de Burton.

R.e.n.a.n! disse...

ADORO musicais , mas eu não sei pq eu tenho um ÓDIO por esse filme antigo , o Charlie é uma criança insuportável , os Oompa Loompas são repugnantes , eu tinha mais medo deles do que do Chucky quando pequeno e as musiquinhas deles sempre achei péssimas (e olha que fui uma criança acostumada a assistir classicos da Disney) , assisti a versão de Burton no cinema e ADOREI , os Oompa Loompas eram até mais aceitáveis e engraçados então eu comprei OS DOIS na tentativa de dar uma nova chance ao primeiro filme , para tentar vê-lo com uma visão mais adulta..vai ver era só implicância minha de quando criança.. resultado ? eu ainda estou decidindo se coloco fogo no DVD da versão antiga ou então espero para dar pra alguem que goste.. ¬¬'

FELIPE G2 disse...

Renan: da o filme para mim :D eu iria adorar. Que pena que você não gosta do antigo, acho realmente muito bom. detesto o novo, mas não posso negar que tem seus altos e baixos.

Kaah disse...

Ja assisti a primeira versão e achei boa, mais sinceramente ainda prefiro a nova versão, seguindo.

João Vicente Figueiredo dos Santos disse...

A primeira versão é melhor, as músicas, as crianças, a Veruca Salt da original por exemplo canta super bem naquela cena dos Ovos de Ouro enquanto aquela do segundo filme farsa uma amizade com Violet. Augustus do primeiro filme comia e PRONTO era assim pra ele ser no segundo filme alem de comer é um arrogante. Os Oompas Loompas também são melhores que merd* que deu na cabeça de Burton pra pegar um ator e multiplicar quando eu vi aquilo eu pensei "Que merd* é essa?", na entrada da Fábrica Wonka Willy interage amigavelmente com as crianças (chega até brincar de bang bang com Mike) já na segunda versão Violet abraça Wonka e diz "Meu nome é Violet Beauregarde" e ele responde friamente "Eu não me importo", sinceramente sou fã de Johny Deep mas ele atuou SUPER mal como Willy Wonka.