27 de abril de 2009

O TRIUNFO- O filme que todo professor e todo aluno deveria assistir


      Como diria o amigo diretor: "Você só assisti filme desconhecido". Mas não é minha culpa que o filme é muito bom. "O triunfo" é um filme "feito" (não sei se foi, por isso as aspas") pela HBO. Como eu tinha HBO na época eu assisti. Agora comprei o filme na minha locadora para assiti-lo novamente e claro, ter o filme. Eu adorei esse filme!
        Um professor, Ron Clark, decide sair de seu emprego como professor de uma escola pública num estado (se não me engano, na Califórnia) para conseguir o mesmo emprego, porém em Nova York. Nisso, ele começa a dar aula para uma das piores salas do estado, com a "fama" de conseguir fazer com que os professores se demitam e, tenta fazer com que a mesma se torne a melhor sala do estado. Seria isso possível? Só assistindo o filme para saber (o moleque chato).
       Quando eu estava assistindo o filme e vi a cena que o professor "surta" e começa a balançar uma mesa com a aluna dentro eu logo lembrei da cena que aconteceu na minha escola. Não foi a mesma coisa, mas foi a cena do "surto" em si que me lembrou. Muitos alunos não sabem, vamos dizer assim, o ponto final da paciência de cada professor. Depois que a aluna foi "balançada", ela fica traumatizada e fica em completo silêncio. Quem não ficaria? Você acabou de ser balançado com toda a força porque irritou alguém. Isso não é normal é?
        Uma coisa também é evidente: a dedicação do professor com os alunos. O professor visita a casa de cada aluno, ajuda uma de sua alunas com os deveres domésticos, limpa a pixação dos alunos, ajuda um aluno que foi agredido pelo próprio pai, da aulas depois da escola, resumindo, ele da apoio a qualquer momento e sabe quem você é e da importância para isso, ao contrário daqueles professores que te conhece por um número na ordem de chamada. E, para finalizar, o professor também se dedica ao máximo com os alunos, já que é o único que acredita neles. Uma mãe acha que a filha é burra, um "pai" acha o filho um marginal, uma aluna indiana sofre com os preconceitos do pai machista (da para entender né?).
        O filme tem uma ótima história (ainda mais, verídica) com ótimas atuações (menos do ator que faz o jovem Tayshawn que é muito forçado), entre elas a atuação de Mathew Perry (o Chandler do Friends. Agora ficou com vontade de assistir né?). "O Triunfo" é o filme que nenhuma pessoa passa sem se identificar com um personagem. Além disso, é um ótimo filme para alunos e professores.

15 comentários:

FM disse...

Vou procurar este filme...


Não sei pq, mas este tema me atrai...

huahuaha

Mirella Santos disse...

adoro esse filme já vi 3 ou 4 vezes tbm na HBO a história dele é ótima com certeza os professores tinham que ver posso pedir um filme?
ja vou pedir Por Favor fala sobre: a procura da felicidade (acho que é assim o nome, aquele com o will smith) ou Guerra dos Mundos.

FELIPE G2 disse...

FM: Procure... é muito bom!

Mirella: Tentarei escrever sobre A procura da felicidade, porque tenho que fazer o download do filme (não vou alugar, afinal já tem na Tv a cabo) e farei sobre Guerra Dos Mundos, mas tenho alguns filmes na fila...

Limnos disse...

Preciso deste filme para fazer um trabalho na faculdade.

Poderia me enviar o link no e-mail:

odilonmaciel@hotmail.com


Muito obrigado.

NomaD disse...

Heyy Feee!!
Caraca, faz tempo que nao passo por aquii!
Então esse filme é mto bom msm!!
Mas eu conheço um com o msm tema um pouco mais adulto(e q gosto +)q tbm eh baseado em fatos reais e tem a Hilary Swank( Meninos não Choram,Menina de Ouro,Buffy,P.S.Eu Te Amo)q se chama ESCRITORES DA LIBERDADE) eh mto bom msm !!
Abração

Rosimeire disse...

Eu assisti ao filme recentemente no canal Futura. Maravilhoso. Estou tentando coprá-lo há mais de 15 dias, não o encontrei em nenhm lugar, nem na Submarino! Deixo aqui uma dica de outro filme muito bom: "Entre os muros da escola".

Felipe Guimarães disse...

Limos, eu não baixei o filme, eu comprei!

Nomad, Escritores da Liberdade eu tenho aqui em casa! Só preciso assistir!

Rosimeire, também tenho interesse em ver "Entre os Muros da Escola". O que me falta é tempo! Uauhauh. Eu comprei numa locadora que estava vendendo os DVD's antigos...

isadoranicoleflach disse...

eu asisti o filme hoje de madrugada é simplesmente maravilhoso, mas eu lembro de ter visto um filme parecido ou identico a uns 12 anos atras no colegio onde o professor pediu p nos fazermos um trabalho sobre ele.

Lóia disse...

Nossa,assisti esse filme no Cine Conhecimento,do canal Futura.E o filme é ótimo! Como você,disse,ele conhecia os alunos pela pessoa e nao por numeros,como acontece hoje em dia.
Amei o filme,todos os professores sao OBRIGADOS a assistir! uahhuauha
beijos

Roberto Carlos Sivla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Carlos Sivla disse...

Tudo o que você disse estava certo mas você errou numa coisa.Não é California você quase acertou mas sim Carolina do Norte U_U'
Muito bom o filme eu recomendo para todods que quiserem e tiverem vontade de assitir é muitooo bomm

Juracy Lima disse...

Apliquei este filme num retiro espiritual que fiz para um grupo de jovens.
Muito bom!

conheçam também o site oficial do professor.

Isaac Guedes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isaac Guedes disse...

Um filme como este... É incrível, mostra a realidade que não esta muito distante, seria bom se também os pais o assistissem. Eles também aprenderiam que o seu filho necessita dele em todos os momentos de sua vida, aprenderiam a amá-los com seus defeitos...

zeny france disse...

o filme é realmente muito bom...! Se todos os professores fossem assim o cenario no Brasil seria outro.