3 de junho de 2009

A BRUXA DE BLAIR- Corra da bruxa, corra da morte


        Acho que este foi um dos filmes mais marcantes da década de 90. Entre vários filmes com efeitos especiais gigantescos, ótimas atuações, ótimos roteiros, pedaços de pessoas voando para todos os lados e Hollywodd sofrendo mais uma renovação (sendo desta época principalmemnte gráfica), surge um filme simples e de baixo orçamento lembrado até hoje: "A Bruxa de Blair".
        A primeira vez que eu vi este filme eu deveria ter sete ou oito anos. Minha irmã me contou sobre o filme e eu fiquei com tanto medo, que decidi encarar o medo (ou seja, assistir o filme). Mas é claro que como eu era uma criança pequena eu fiquei com muito medo e parei de assistir o filme por causa da menina (ela era muito estérica e tudo parecia real) e quase me borrei nas calças nas horas de noite na floresta. Depois de quase 10 anos, aluguei o DVD.
        A história é a seguinte: um grupo de 3 amigos decidem fazer um documentário relacionado a uma lenda urbana da cidade de Maryland, que é nada mais nada menos do que a bruxa de Blair. Tudo começa na cidade, onde eles começam a entrevistar a população local (se você quiser assitir o filme preste muita atenção nesta parte). Depois eles entram dentro da floresta e é na floresta que eles começam a ouvir gritos, ver vultos e coisas assustadoras acontecem (HA!HA!HA!HA!HA!).
        Para começar: os atores principais usaram seus prórpios nomes para fazer o filme. Motivo pelo qual eu disse isso? Após o lançamento do filme, todos falaram que o filme é real, que eles realmente foram pegos, que a bruxa de Blair realmente existe mas a verdade é que são apenas atores.
        Segundo: o modo de filmagem é simples, para mostrar exatamente que o documentário era feito por amadores e tantar tornar o filme cada vez mais real. Sabe aquela câmera tremida que aparece no filme "Cloverfield"? Então, de onde você acha que veio essa idéia?
        Então, esse é um dos filmes de maior suspense que já vi. Nas cenas na floresta à noite, a tensão cresce e cresce, algo contribuído pelo modo de filmagem e pela fotografia, e, para contribuir com todo esse suspense, a atuação dos atores são ótimas, criando ainda mais tensão nessas horas.
        É um milagre eu não estar contando muitas coisas dos filmes ultimamente não? É porque eu recebi umas queixas (sim, virei delegacia de polícia) e comecei a contar menos do filme. E, "A Bruxa de Blair" será igual, para deixar vocês com água na boca desse ótimo filme. Mas digo agora: se você quiser "entender" o final, preste muita atenção na parte inicial do filme.

8 comentários:

Mirella Santos disse...

eu odeio o fim do primeiro eu morro de medo não sei pq deve ser trauma infantil

FM disse...

Adoro...

Esse foi um dos poucos filmes de terror q realmente me assustou.

Lembro q fiquei paralisado com a cena final...

Na época eu fui um dos q pensou q o filme tinha sido real... Mas achava q era um assassino ou um louco da floresta. Só depois de uma pesquisa na net q vi q era ficção...

huahauaah


Infelizmente o segundo filme foi uma patacoada só.

Luciano Carneiro disse...

Ah, ficou muito legal esse seu texto, gostei bastante. E A Bruxa de Blair é um filme realmente envolvente e assustador, muito tenso. Gosto dele.

FELIPE G2 disse...

Mirella, também ficou traumatizada?

FM, fiquei mais com "medo" (porque não da medo, se ela aparecesse ai sim eu me me borrava nas calças num filme pela primeira vez. É mais um suspense) nas horas à noite na floresta...
Muita gente achava que era real, entre essas pessoas se não engano minha tia...
O segundo é um lixo! Eu dava risadas e risadas...

Luciano, obrigado pelos elogios. Se quiser depois te empresto o filme...

≈ Larissa Mignon disse...

Cara esses filmes de suspense me assustam mais que os de terror, não sei pq mais eu sempre tive muito medo desse tipo de filme oO
mas vlw pela dica!
Beijooo

FELIPE G2 disse...

Larissa, eu considero todos os filmes suspense, pois ainda não teve um filme (hoje) que me fez borrar nas calças, porém, de melhores filmes de terror até agora tem O Iluminado, O Exorcista e A Bruxa de Blair...

Mirella Santos disse...

porque vc também? eu até hj não gosto de ver o fim do filme

FELIPE G2 disse...

eu fiquei traumatizado na segunda cena à noite e parei de ver o filme. Agora eu vi ele inteiro...