30 de junho de 2009

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO- A verdade vestida de pijama


Nem tinha notado que tinha alugado dois filmes sobre o mesmo assunto: nazismo. Um assunto deprimente, não? Guerras, campos de concentrações, mortes de várias pessoas (em especial, os judeus). Você não sabe nada sobre nazismo? Se não souberem, O menino do pijama listrado é o filme perfeito para descobrir de um modo inocente, porém doloroso e deprimente.

Bruno (Asa Butterfield) é um menino alemão normal de oito anos que gosta de brincar com seus amigos. Sua mãe (Vera Farmiga) é uma dona de casa (como quase todas as outras mulheres na época). Sua irmã (Amber Beattie) é uma menina de doze anos. Seu pai (David Thewlis) é um soldado do Exército (grande coisa, não?). Num belo dia (sempre num belo dia) o pai de Bruno recebe uma promoção e todos vão se mudar para uma nova casa. Assim que se muda, Bruno sobe as escadas para ver seu novo quarto, e então percebe uma bela fazenda. Assim que ele finalmente consegue ir para a fazenda, ele conhece Smule (Jack Scanlon), um menino num "pijama" listrado. Tudo bem inocente não? Porém, com o passar da trama do filme a verdade vai sendo descoberta e a mentira sorridente se transforma na verdade suja. Podemos ver isso claramente no personagem da mãe de Bruno. Assim que descobre a verdade... pensando melhor, assista o filme para descobrir.

Adorei o filme. Este sim consegue um destaque na grande lista de filmes sobre o nazismo. O motivo é exatamente o que eu disse anteriormente: o filme é inocente. Ninguém sabe de nada e tudo não passa de uma grande mentira. Porém, com por trás de uma mentira existe uma verdade. Para isso o autor ou o roterista (podem ter mudado o final) não teve piedade nem falta de criatividade. A verdade é servida num prato cru.

Achei as atuações boas, mas a que se destacou foi a da atriz da mãe de Bruno e o ator de Smule. A mãe sempre foi uma pessoa feliz e após a mudança fica deprimida. No final então, a mãe, mas vamos dizer assim, "cai" e sua atriz não faz cara feia na atuação, mas sim uma bela performance. Smule, talvez seja o fato de nos apegarmos ao personagem. Embora receba pouco destaque, mesmo sendo o título do filme, o menino de pijama listrado é o personagem da esperança, da brincadeira

Então, se você está procurando um filme sobre o nazismo e nunca ouviu falar sobre o assunto (o que eu acho que é uma coisa quase impossível, mas coisas impossíveis, são possíveis), acho que você deveria começar pelo O Menino do Pijama Listrado. Aproveitarei para deixar um lembrete: Mãe! Pegue lenços, você vai precisar.

7 comentários:

Mari disse...

Ainda não pude ver todo o filme (minha net é lerda e corrompe os arquivos baixados - longa história) no entanto li o livro e vi o trailer e umas cenas soltas no ipod de uma amiga. O que realmente muda desse filme pra tantos outros sobre esse tema é a inocencia de Bruno. Uma criança levada pra fora de seu mundo e colocada numa mentira. Muito legal a história, vale mesmo conferir.

Luciano Carneiro disse...

Confesso que não tenho muita vontade de ver. Me parece meio piegas. Meu favorito sobre o tema é, de longe, O Pianista. Polanski consegiu algo incrível com esse filme. Mas a maioria dos cinéfilos prefere A Lista de Schindler, acho (que eu também gosto muito, por sinal).

FELIPE G2 disse...

Mari, assiste o filme é muito bom. Agora deu vontade de ler o livro, mas ainda tenho um livro para terminar...

Luciano, assista o filme, acho que você não vai se arrepender. O filme vai te lembrar muito "A vida é bela". ODEIOOOOOO "O pianista". Deestei. O pior é que ainda tenho essa droga..

Mari disse...

Desculpe se eu vou falar besteira mas é só a minha opinião. Tipo o pianista é legal mostra fatos reias da crueldade dos alemães. Mas como diz minha mãe foi o cara que melhor passou pela guerra. Meu ele mente não sei quantas vezes e mesmo assim nenhum alemão mata ele. Acaba ficando meio sem graça pois você sabe que alguem vai arrumar um esconderijo pra ele ou que ele vai arrumar um aliado...
(no entanto é só a minha humilde e sincera opinião)

FELIPE G2 disse...

Mari, acho O Pianista um filme completamente sem sal...

Darlene ^♥^ disse...

ola? assisti o filme e me encantei..

triste e surpreendente.

bj..

Jessica Moura disse...

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

Nossa assistir o filme e chorei não queria que o BRUNO MORRESE junto com o AMIGO conserteza esse filme fala de uma amizade enorme ! .. *--*