30 de junho de 2009

OPERAÇÃO VALQUIRIA- Vale mais pela história


Sou aquela pessoa que gosta de desanimar as pessoas quando decidem assistir um filme. Se você quer ver Operação Valquíria porque acha que vai assistir a um filme com explosões, ação, pessoas sangrando e mais ação, saiba que isso acontece apenas no início do filme. Valquíria é mais um filme de suspense político do que um filme de ação sangrenta.


A história começa falando do coronel Claus von Stauffeberg (Tom Cruise) no norte da África, aonde perde seu olho esquerdo, perdeu a mão direita e dois dedos da mão esquerda. Após voltar à Alemanha, Stauffenberg se envolve e começa a liderar uma conspiração com o objetivo de matar o Fuher, Adolf Hitler. A Operção Valquíria seria o governo substituto, assim que Hitler morresse, porém algo inesperado acontece.


Se Valquíria tivesse sido um dos primeiros filmes a falar sobre Segunda Guerra Mundial, a probabilidade do filme ficar marcado seria grande, porém a lista de filmes que fala sobre nazismo e sobre o Hitler é imensa e o filme não consegue superar os outros filmes para conseguir um destaque maior. A Queda: As Últimas horas de Hitler foi um dos filmes recentes que mesmo com o assunto repetido conseguiu fazer destaque.

As atuações são boas (você consegue [minha mãe não, cof cof] reconhecer atores de franquias como Harry Potter e Piratas do Caribe), a história é boa, os cenários são ótimos, o período histórico é interessante (tanto que minha monografia foi sobre a vida do Adolfinho), mas o filme com toda essa, vamos dizer assim, bagagem, não consegue desenvolver o tema. A formação do grupo dura pouco enquanto toda a trama fica na Operação Valquíria e a tentativa de assassinato. Talvez, se o filme tivesse se focado na formação do grupo e focado mais depois na falha da operção, teria sido mais paroveitado.

Entre essas e outras (a famosa frase do blog) Valquíria é mais um filme para se assistir por causa da história de uma das tentativas de assassinato contra o Hitler. Mas se você quer ver um filme histórico/político sobre Segunda Guerra Mundial, eu te recomendaria A Queda e Uma Mulher Contra Hiter, que eu citei anteriormente. Se você quer assistir um drama/romance assista o filme nacional Olga (com a óima Fernanda Torres) Se você quer ver um filme de ação eu te recomendo Indiana Jones e A Última Cruzada (meu Indiana favorito). Se você quer ver um musical assista A Noviça Rebelde. Se você quer ver Valquíria, assista mesmo pela história.

Nenhum comentário: