4 de julho de 2009

ABRACADABRA (1993)- Mais um filme de infância...


Muitas pessoas têm seus filmes de infância. Eu, por exemplo, tenho como maior parte de filmes de infância os clássicos Disney. Afinal, a Disney é a maior empresa de filmes que existe (se não for a maior, é uma das maiores). Clássicos como O Corcunda de Notre Dame (meu favorito), A Bela e a Fera, O Rei Leão, Pocahontas, 101 Dálmatas, Alladin, Pinóquio, todos ótimos desenhos clássicos. Mas sabe um filme Disney que fez parte da minha infância e que não era desenho? Abracadabra.

A história é sobre três irmãs bruxas, Sarah (Sarah Jessica Parker), Mary (Kathy Najimy) e Winifred Anderson (Bette Midler), que são enforcadas. Antes do enforcamento, Winifred solta uma maldição falando que as irmãs iriam voltar na Noite de Todos Os Santos (Hallowen) quando um virgem acendesse a Vela da Chama Negra. Depois de 300 anos, Max (Omri Katz), Alisson(Vinessa Shaw) e Dani (Thora Birch) vão até a casa das irmãs e, Max ascende a tal da vela e as irmãs voltam à vida.

Olha, eu não sei vocês, mas eu me racho de rir com este filme. É o melhor filme que o diretor Kenny Ortega já fez (não é difícil. O cara só fez os filmes do High School Musical e The Chettah Girls além de Abracadabra). Roteiro muito bem bolado (com algumas lacunas, como uma hora do filme, três garotas pegam as vassouras das bruxas. Neste momento você pensa que essas vassouras são mágicas e somente usando elas as bruxas podem voar. Porém numa cena mais futura, as irmãs pegam outras vassouras quaisquer e começam a voar [e uma das irmãs fica com um aspirador de pó {hilário}]. E ai fica a dúvida se quem faz a vassoura voar é a bruxa ou a própria vassoura), mas isso não importa, porque não é isso que rouba o filme. O que rouba o filme são as três irmãs.

Delete Max, Alisson e Dani e se foque nas três irmãs. Mary é engraçada porque ela é toda desingonsada e sem jeito algum, além de suas ótimas caretas. Sarah é safada, extrovertida, espontânea, desculpa a palavra, completamente retarda e adoro isso nela. Adoro uma parte do filme que Winifred comenta "E você estava ali, dançando idioticamente" e a Sarah começa dançar idioticamente novamente. Muito bom! Mas quem rouba a cena das três irmãs é a Winifred. Engraçada, ironica, exagerada e repleta de humor negro, a atuação de Bette Midler rouba praticamente metade metade do filme. A outra metade é roubada pelas suas outras irmãs. Uma pequena parte fica para os efeitos especiais. Adoro a cena que Winifred segura Max com seus "raios verdes". Na verdade, os efeitos desses raios é um dos mais marcantes da minha vida.

Repleto de humor negro, ironias e bruxas atrapalhadas, Abracadabra é um outro olhar da bruxaria, saindo do mundo de Harry Potter e nos levando para as antigas bruxas. O filme também têm três atrizes que eu adoro que são as três irmãs, mas a que eu mais gosto é a Bette Midler. Pena que ela não fez muitos filmes, sendo assim, Abracadabra um de seus filmes mais marcantes.

13 comentários:

Luciano Carneiro disse...

Amo, amo, amo, amo. Também um dos meus filmes de infância, tenho o dvd, vejo sempre e simplesmente... amo! Acho muito engraçado, com um super clima a lá anos 80, acho fantástico.

Mirella Santos disse...

veja acima ataque de fã...
isso é pq eu gosto tbm, muito bom, me lembra minha infância vendo sessão da tarde
desculpe a ignorância ou preguiça pra pesquisar, mas como vc bota esse links para outras postagens?

FELIPE G2 disse...

Mais um filme em comum de infância, né Luciano? Ontem, às 7 e meia (ou por ai, porque era cedo e eu ainda não tinha dormido) da manhã me deu vontade de assistir o filme. Eu também tenho o dvd aqui em casa. Sabia que o que tem gente que fala que não acha o DVD é um algum (claro, com o objetivo de compra)?

Mirella eu não posso falar nada porque eu também sou fã desse filme. EU assistia esse filme no VHS gravado, ou alugava (assim que o VHS ficou gasto).

OBS: É assim, quando você está postando, em cima tem um barra de ferramentas, certo? Para deixar a letra em negrio, itálico, etc. Nessa bara de ferramentas tem um aplicativo chamado "link". Para fazer os links é o seguinte: você seleciona a palavra (ou as palavras), clica nesse aplicativo de link, coloca o link do site e pronto!

Mirella Santos disse...

Felipe obrigada pela ajuda

FELIPE G2 disse...

De nada

FM disse...

Incrível como quando vc escreve aqui sobre um filme seu de infância eu tb me identifico... Nem parece q sou bem mais velho...

Adoro esse filme... Foi através desse filme q eu comecei a sentir inveja dos americanos pelo Halloween.

Mas não sabia q era um filme do Ortega... Descobri agora. Bom.. Já não o odeio mais tanto assim.

Karla Nathane disse...

Anãaaaaaao , gentee'
eeu amoo demais msm esse filme,
e tipo num acho de jeito nenhum,
já fiz de tudo ..
Já baixei e num konseguii vê,
já tenteei locar mais essas
locadoras sem cultura num teem o filme ..
e eu tô komeçando a ficaar desesperadaa :(
Poor favoor, alguém me ajudaaaa ..

Daniel disse...

esse filme marco minha infância tbm, alugava direto e como eu era criança era sempre dublado, e uma coisa q eu não entendo é pq a disney mudou a dublagem dele na hora de passar na tv e manteve a nova dublagem no DVD...
a versão do VHS era muito melhor, eu sei quase todas as falas de cor e agora qnd eu assisto ele em inglês ou com essa dublagem nova, é impossível não comparar com a antiga que era muito melhor, a Sarah cantando 'dedo de pé morto, dedo de pé morto'... hehehe

ah, você falou das lacunas do filme, uma que sempre pensei é uma meio no final do filme, hora q a Winnie chega no carro do Max e fala: 'quero ver sua habilitação (ou 'quero ver ver sua carteira de motorista')'. Como que ela sabe que existi isso? hehe. Em 1963 não existia guarda de trânsito... hehehe

Mas eu adoro esse filme...

Wiltinho disse...

Wilter

Esse filme e de 1993 e muito legal quando vc pesnsa em abracadabra vc acha que um filme de magiazinho boba mas nao e e um tipo de suspense com humor e musica e uma combinaçao perfeita com a musica i put spell on you[eu joguei um feitiço em voce] e a musica come little children[vem criançinha] o filme tambem e bom pois o filme e antigo e os efeitos especiais sao muito bons eu tenho o filme e recomendo!!!!!!!

Pri. disse...

concordo !!
Amo esse filme assisto até hoje quando passa :D

Elis Medeiros disse...

Também adoro esse filme!! Cheguei à gravar em vhs, mas agora estou procurando o dvd,mas está difícil, sempre esgotado. Se encontrarem por aí , por favor me avisem!!

Beatriz Bia disse...

eu queria aa musica vem criancinha acho muito legal :)

Beatriz Bia disse...

eu queria aa musica vem criancinha acho muito legal :)