12 de julho de 2009

GUERRA DOS MUNDOS- Está mais para um massacre


Muitas pessoas não gostam de remakes e eu sou uma delas. Mas claro, tudo depende do remake. O remake de Psicose, por exemplo, é completamente ridículo. Num programa da E! o remake é considerado um dos "Ops!" do cinema e com toda a razão. O filme é igual ao do Hitchcook. Mas não é parecido, é igual mesmo. Mas também existem bons remakes. E nesta lista está presente Guerra dos Mundos.

A história é sobre Ray (Tom Cruise) e seus dois filhos: Robbie (Justin Chatwin) e Rachel (Dakota Fanning). Os pais são separados e Ray é o típico pai que deixa seus filhos pós-divórcio, recebendo algumas visitas durante o mês. Durante uma dessas visitas, vários raios começam a cair, como se fosse uma tempestade. Porém, a terra começa a tremer e percebemos os alienígenas surgindo da terra e começando um massacre. Agora os alienígenas atacam a Terra, matando todos os humanos sem dó nem piedade. Nisso, Ray e seus filhos fogem para conseguirem sobreviver.

O remake feito por Steven Spielberg é bem melhor que o filme original, sem comparação. O filme original tem um roteiro extremamente ruim e mal feito. O remake ainda tem seus defeitos no roteiro, porém o filme é mais inteligente, mais bem feito e com um final explicativo, ao contrário do final do original, que contém um final religioso, ridículo e podre, sendo um dos piores finais do cinema.

As atações são medíocres (exceto a de Chatwin, que é ruim), porém uma que foi extremamente criticada sem motivo foi a atuação da Dakota Fanning. O povo reclamou que ela só gritava , só fazia escândalo e só reclama do pai. Isso foi normal de se acontecer, sabe por que? Porque a verdade sobre o personagem de Dakota é que o personagem tem caustrofobia. Porém o roteiro não da um grande foco na revelação da doença, deixando-a a livre pelo filme e sem importância. Mas este é um dos problemas do filme: se focar em coisas bestas. Numa das cenas do filme, por exemplo, Cruise está fazendo sanduiches para seus filhos. Sua filha fala que é alérgica a pasta de amendoim. Ele pergunta desde quando. Ela responde desde que nasceu (o engraçado é a reação que Dakota faz quando responde). Se eles tivessem pego a ideia da cena explicando que a filha é alérgica a pasta de amendoim e tivessem usado a ideia para explicar que ela tinha caustrofobia, teria sido mais explicativo, sendo esta uma das falhas do roteiro.

Uma coisa que o Steve poderia ter feito era ter mudado mais os transportes. A "cabeça" dos Tripods do filme original são parecidos com o do remake. Se ele tivesse mudado a estrutura completamente, seria muito mais interresante e criativo. Mas os temos que agradecer muito ao Steve, porque ele conseguiu tirar leite de pedra em Guerra dos Mundos e dos efeitos do filme. Outra coisa que ele poderia fazer é trocar "Guerra" e colocar "massacre", porque os humanos apenas morrem e não conseguem derrubar os aliens.

Entre essas e outras Guerra dos Mundos é um filme legal de se ver sobre alienígenas, porém você tem que prestar bastante atenção, porque o filme espalha informações importantes que ajudará o público ao entendimento do mesmo, embora o filme não se foque nas informações importantes. Então se você não estiver com vontade de pensar, deixe o filme para outra hora. A Mirella agora deve estar dando pulos de alegria. "Finalmente!".
OBS: O filme para a comemoração de 10.000 visitas já está pronto e seu texto também. Agora só falta esperar.

11 comentários:

Marina Luscher disse...

não entendo pq muitas pessoas detestam "guerra dos mundos".
eu acho sensacional!!!
pra mim o final do filme é genial.
ainda mais agora q estou fazendo ciencias biológicas, a evolução da vida na terra, as interações entre os seres vivos e tals...
acho q a maioria das pessoas queria que o tom cruise pegasse um toco de madeira, um pedaço de plástico bolha e uma embalagem de cheetos e construísse uma bomba atômica que destruísse todos os aliens.

Leh disse...

Merda de filme!
=)

talvez eu tbm tenha odiado pelas circunstância na qual eu estava quando vi ..mais em todo caso odeio esse filme ... muito mal feito

Luciano Carneiro disse...

Não gosto, não. Mas, enfim... também não acho um desastre total. Só ruim mesmo.

Mirella Santos disse...

enfim... eu não pulei de alegria, mas também quase não acreditava no que estava vendo...eu adoro esse filme, apesar de muita gente não gostar (mas eu não vou na onda), o filme tem uma ótima explicação no fim e por isso eu acho que o profº citou, acho que algumas pessoas esperavam mais do filme só pq é do SS... como eu poderia dizer ele tem seu lado ruim e o bom por isso eu gosto, na realidade gosto de todo filme em que Terra ta pra acabar e do nada surge alguma coisa e tudo volta ao normal. Bom texto.

Bieow disse...

Gosto muito desse filme e naum sabia q era um Remake, tipo a parte do massacre naum concordo muito
pq se vc observar bein a maioria dos q morreram estavam no meio do campo de guerra e naum nas cidades q estavam sendo protegidas e tals...
Agora a parte q eles praticamente naum tiveram chances de ganhar eu concordo se naum fose a ideia genial (q saio + por desespero)do pai da gurya eles naum teriam derrubados os outros e naum teriam sobrevivido pra explicar o filme ...e etc.. amo o filme e naum importam as criticas adoro ficçaum inda + quando eh do Steven ...
Vlw Mirella ate +

Mirella Santos disse...

falei que vc ia gostar bieow, ó aí em cima Felipe divulguei seu blog

Raisa disse...

melhor filme de todos nada mais a declarar!
;D

FELIPE G2 disse...

Nossa, esse filme gerou comentários...

Marina, sabe que eu também não sei porque todo mundo odeia o filme? Na verdade meus amigos me odeia, mas eu fui num site que mostra que muita gente gosta do filme.

Lê, não é uma merda, mas gosto nãose descute. Quais foram as circunstâncias as quais você viu o filme?

Luciano: Idem da Brujin, exceto pela pergunta da circunstância...

Mirella, também acho que muitas pessoas colocarm muita fé só por ser um filme do Steve...

Bieow, sinta-se à vontade aqui no blog. Na verdade não são os críticos que odiaram o filme, mas sim uma parte significativa da população. Mas parece que o filme é mais gostado do que odiado...

Mirella, obrigado pela ajuda!

Raisa seja bem-vinda. Melhor filme? Acho que não, afinal tem muitas lacunas, mas gosto não se descute.

FM disse...

Eu gosto desse filme... Acho o final muito bem bolado.


Mas o filho(Goku) me dá nos nervos de tão chato que é.

Marina Luscher disse...

agora que eu reparei no meu erro.
quis dizer: ainda mais agora q estou fazendo ciencias biológicas, ESTUDANDO a evolução da vida na terra, as interações entre os seres vivos e tals...

FELIPE G2 disse...

FM realmente, o menino que fez o Goku da muita raiva. Pelo menos ele está melhor em DragonBall, embora ele tenha jogado a carreira dele fora pelo filme...

Marina, relaxa, deu para entender...
=D