16 de julho de 2009

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE: PARTE 2- O filme como adaptação










"O filme é muito bom (COMO FILME! COMO FILME! COMO FILME! CALMA! NÃO JOGUEM PEDRAS! POR FAVOR!). Atendam meu pedido e prestem atenção em cada palavra que eu digo (ou no caso, escrevo). Eu fui bem claro? Tudo bem, continuando." Acho que esta frase da primeira parte já diz tudo não? A adaptação do livro é simplesmente sofrível. Ainda bem que eu anotei tudo falar para vocês. Agora escutem bem novamente (ou nesse caso leiam): esta segunda parte (que provavelmente será cortada em duas partes) será cheia de spoliers (explicações sobre o filme), falando de tudo o que aconteceu. A primeira parte é dedicada para as pessoas que não são fãs da série e que não querem saber de nada da história, além da crítica do filme como ele é. Essa parte é dedicada para os fãs para saberem o que verão exatamente neste sexto filme e para as pessoas que já assistiram.


Vamos começar pelo fato de como o filme começa: o filme começa com uma prévia do quinto filme (isso eu gostei), mas não é isso o que importa, o que importa é o que acontece logo em seguida: Harry está num Café (sim essa cena foi adicionada) lendo o Profeta Diário e ele da em cima da garçonete. Mas dar em cima da garçonete não é o que me importa. O que me importa é: Por quê não colocaram nenhum notícia de que o antigo Ministro da Magia, Cornelius Fudge, foi demitido? Porque eles não explicam e não explicarão pelo resto do filme. Depois no sétimo filme vai surgir um vampiro sendo o novo Ministro do nada. O povo que assistirá o filme vai falar "Não é esse cara!", e eles estarão certos!

O romance entre Harry e Gina é simplesmente patético. Acontece apenas um beijo (que é completamente diferente [o local e como acontece] do beijo mostrado no livro), nada mais, nada menos. No livro eles namoram e tem um relacionamento sério e a conversa final, extremamente importante, é descartada totalmente. O filme faz pensar que os dois estão apenas tendo um caso, apenas para se divertir e "dar uns amassos", como diria minha mãe. Simplesmente patético!

A cena na qual Harry fica petrificado dentro do trem também está errada. Quem salva ele é a Tonks e não a Luna. Sei que isso são apenas alguns detalhes, mas é bom deixar isso bem claro para os fãs da série. Essa situação, no meu caso, não afetaria o filme, mas outras cenas mudadas afetaram o filme, e como.

Um exemplo de cena que acrescentaram e que ficou horrível foi a cena da "batalha" na A Toca. Não acontece nada de mais! Mas é legal o que acontece quando os Comensais da Morte fogem: eles simplesmente destroem a casa. A cara de Julie Walters (Molly Weasley) é completamente fantástica! Mas se tivessem feito uma cena boa de luta, seria mais empolgante e menos patético (pode se acostumar porque você ouvirá essa palavras muitas vezes).

Lembra da cena na qual Harry e Draco lutam dentro do banheiro e o Harry joga um feitiço chamado Sectusempra? Para as pessoas que não conhecem o que isso quer dizer: o feitiço faz com que adagas invisíveis cortem o seu adversário. Harry lança a magia em Draco e... NADA! Eles não mostram nada! Apenas mostram os cortes e o sangue. P-A-T-É-T-I-C-O.

Pelo visto eu realmente terei que fazer uma segunda parte da segunda parte, ou melhor, uma terceira parte. Bem, para que você que acabou de ler essa postagem, saiba que a diferença de horário dessa postagem e a próxima são muito pequenas. Afinal, não posso esfriar o jogo, posso? Mas você pode ir até o banheiro, ir tomar alguma coisa. Mas saiba que ainda tem muito mais pela frente.

3 comentários:

Mirella Santos disse...

não entendi mais nada agora... primeiro vc fala que gostou, depois detona o filme, mas pode detonar meeeesmo o filme não colou e nem irá mais colar (eu acho), poxa eram os meus filmes favoritos (a série toda) apesar de tudo...
=(

FM disse...

Concordo com tudo nesta parte.

E me pergunto onde será realizado o casamento do Gui, já q a Toca não exite mais... Aliás, será q terá casamento do Gui já q nem ele e nem a Fleur aparecem mais nos filmes ??

FELIPE G2 disse...

Mirella, primeiro eu analisei o filme como filme, e, agora estou analisando-o como uma adaptação.

Bem FM, o casamento deve ter, mas provavelmente eles vão colocar os dois já falando que vão casar, o que não seria nada de mais, afinal, o Gui não foi mordido nem precisaria explicar nada.