8 de julho de 2009

MONSTROS S.A- Um mundo de portas


Alguém poderia me explicar por que a escolha do armário? Alguém poderia me explicar por que debaixo da cama? Por que os monstros têm que surgir desses lugares? Por que eles não podem vir da geladeira ou do seu vaso sanitário quando você aperta a descarga, sei lá. Para isto, a Pixar faz um bom filme no qual explica o motivo dos monstros assustarem as crianças e por que usam as portas de nossos armários. Este filme é nada mais nada menos do que Monstros S.A.

A história é sobre um monstro peludo ,Sulley (John Goodman), e seu amigo pequeno com um olho enorme muito cativante, Mike (Billy Crystal), que trabalham numa empresa: a Monstros S.A. Num belo dia de trabalho, quando todos os monstros voltam para suas casas, Sulley volta para a "Sala de Gritos" para cuidar de uma papelada deixada por Mike, quando vê, ele percebe uma porta branca com flores rosas. Ele abre a porta, mas nenhum monstro está assustando uma criança (o que gera energia para toda a cidade), então ele fecha a porta. Quando percebe, uma menina veio para o mundo dos Monstros e cabe a ele e Mike retornarem a criança e, durante a aventura dos amigos, eles descobrem que existem conspirações dentro da própria empresa.

mesmo a Pixar para fazer um filme desses, não? Portas de armários que conectam o nosso mundo com o mundo dos monstros, as crianças são uma ameaça para os monstros, existem várias portas que são conectadas no chão e acendem uma luzinha vermelha em cima da porta, o Abominável Homem das Neves ser um bom monstro, um monstro sendo comparado com um jacaré. Muito bom!

Dos protagonistas o que eu gosto mais é o Mike. Muitas pessoas são mais ligadas a Boo (a menina), mas eu gosto mesmo do pequeno ser de um olho. Ele é simples, desajeitado, sincero, sério, tudo misturado num pelo personagem de comédia. É impossível você não rir com ele! A não ser que você esteja de muito mal humor ou que você seja um do casal que sentou ao meu lado quando eu vi a stand up comedy Nós Na Fita que não deram nenhuma risada. Mas isso é outra história.

Não sei as pessoas que assistiram o filme, mas uma personagem que tem pouca falas do filme mas que me faz rir como nunca é a Roz (Bob Peterson). Não existe alma, consciência, risada, sorriso, humanidade (ou no caso monstruosidade) nessa monstrenga verde. A cara dela de "não estou nem um pouco afim de ouvir suas desculpas ou alguma coisa sobre sua vida, apenas me deixe em paz" me faz rir. Além é claro de suas ótimas aparições nos erros de gravação.

"Erros de gravação numa animação?" você pergunta. "Sim!" eu respondo, apenas a Pixar mesmo. A Pixar já vários erros de gravação numa animação, pelo menos eu me lembro que isso já aparecei em Toy Story 2 e Vida de Inseto. Eles fazem com que tudo não passa-se de um filme e como se cada personagem fosse na verdade um ator. Nada melhor! Eu já gosto de erros de gravação (muitos conseguem ser melhor do que o próprio filme), imagine isso misturado com a animação e BANG! Te apresento a Pixar.

Entre essas e outras, com uma ótima animação (no modo visual, é claro) e com uma história original, Monstros S.A é mais uma obra-prima da Pixar. O filme, na minha modesta opinião não seria o meu Pixar favorito, mas com certeza estaria no meu top 5 da Pixar. Olha, acabei de ter uma ideia (ataque cardíaco). Espere só, se der, ainda hoje (afinal, são cinco e meia da manhã). Em Breve (sempre quis dizer isso, ou no caso, escrever)!

4 comentários:

Mari disse...

Mike Wazowski! eh um otimo filme assim como a maioria da pixar. Te faz rir chorar e te prende na história até o fim.

Mirella Santos disse...

adoro esse filme (mas procurando nemo é melhor). Os erros de gravção são hilários
até que concordo com a Mari, realmente os filmes da pixar são emocionantes

FELIPE G2 disse...

Mike Wazonski!
uahuahauha. Realemte é um ótimo filme, mais uma obra-prima da Pixar, mas ainda não é meu favorito...

Mirella: Concordo, Procurando Nemo é melhor.

Heey nãao seei ;D disse...

oooi ammr eu qeria daar um apê's (apelido) praa minha prõ daqela chfe do wasalski , porque ela pareçe mtmtmmtmmtmmt com ela seráa qe vs poderia me ajudaaar com o nome deela ?!
bjss >3



Obs ; acho qe isso poderia ajudar :
elaa fala bem asim essa personagem :" cadê a papelada de hoje wasalski ?"