5 de julho de 2009

OS SIMPSONS E SOUTH PARK- O confronto





X



Não pessoal, não irão fazer um filme juntando as duas séries, eu que estou fazendo uma postagem sobre os dois juntos. Afinal, não sei quantas vezes já ouvi a mesma discussão quando existiam apenas as duas séries: qual série de comédia (em animação) é melhor? Os Simpsons ou Soth Park? Na minha modesta opinião, os dois são bons, mas completamente diferentes.


Vamos começar pelo clássico americano Os Simpsons. A história é sobre a vida do pai Homer (Dan Castellaneta), da mãe Marge (Julie Kavner) e de seus três filhos: Bart (Nancy Cartwright), Lisa (Yeardley Smith) e Magie (ninguém faz o som dela porque ela é um bebê). Claro que existem outros personagens, como por exemplo o Sr. Burns ("Excelente"), o vizinho Ned, as irmãs de Marge, entre outros. A cada episódio temos uma história que é independete da outra, tanto que existem episódios que a família morre ou alguma coisa acontece com um dos membros da família. A série foi lançada em 1989, sendo a assim a série mais duradoura da televisão.


Eu já aluguei a primeira temporada na locadora e parei nela. Sabe por que? Porque como eu disse antes, uma história é independente da outra. Isso é um ponto positivo e negativo. O bom lado é que você pode assistir a série sempre que você quiser quando está passando (o que eu faço) na televisão, mas é um lado ruim porque não tem uma história além da história "base". Ou seja, você não sabe onde vai dar aquilo. Mas você com certeza vai rir. Terá alguns episódios que serão mais engraçados que outros, mas mesmo assim consegue tirar pelo menos um sorriso.


Agora vamos para South Park. A história de South Park é sobre um grupo de quatro amigos: Stan (Trey Parker), Kenny (Matt Stone), Cartman (Trey Parker) e Kyle (Matt Stone) que vivem na cidade de South Park, EUA. Durante os episódios, os amigos falam palavrões, vão para a escola, falam palavrões, vão brincar, falam palavrões e entram em encrencas. Ah! e falam palavrões.


Muitas pessoas acham o desenho muito vulgar, vamos assim dizer, pelo fato de conter muito palavrão. Sim gente, não é um exagero, o desenho tem muitos e muitos palavrões, mas são esses que trazem graça ao seriado. Temos outras coisas que trazem graça sem usar palavrão, como o Professor Garrinson ou as mortes de Kenny, mas a principal graça vem do palavrão. Para você ter uma idéia, o filme do seriado: South Park Maior, Melhor e Sem Cortes aparece no Guiness Book como o filme com maior quantidade de palavrões. Em sua versão original, a palavra "Fuck" aparece apenas 147 vezes.


Então vamos agora para as diferenças entre os seriados. Para começar: o desenho. Quando digo o desenho não é o seriado, mas sim o desenho mesmo. Os Simpsons é um desenho com mais detalhe e mais bem feito, enquanto South Park é uma coisa mais simples, sem muitos detalhes. Enquanto isso, na comédia, Os Simpsons usa mais a comédia besteirol e forçada, enquanto, como eu já disse antes, South Park usa palavrões e imagens obscenas, e claro, também é forçado.


Entre as diferenças existem duas semelhanças: ambos fazem críticas. Os Simpsons fazem de tudo e de todos, tanto que no episódio que eles vêm para o Brasil todos os brasileiros ficaram indignados. "É bom quando falam do seu país assim né?" eu digo. Afinal, Os Simpsons já foram para muitos outros países. Imagine as pessoas que moram nesses outros países como ficaram quando a série fez uma crítica como fizeram com o Brasil. Elas ficaram do mesmo jeito que nós: riam dos outros países, mas quando vem se meter no seu não é justo. South Park faz a mesma coisa, mas o desenho se foca mais na própria sociedade americana. Outra semelhança é que os dois seriados já tiveram filmes, os dois sendo sucessos e os dois postados aqui e aqui.


Entre essas e outras, Os Simpsons e South Park tem suas diferenças e suas semelhanças. Basta as pessoas decidirem qual dois dois é melhor. Na minha modesta opinião, eu não consigo decidir entre esses dois. Gosto da comédia besteirol de Os Simpsons, mas tem certas vezes que eu quero ouvir um bom e velho palavrão, assistindo assim South Park.



OBS: Acho que esse texto ficou ruim.

5 comentários:

Mirella Santos disse...

o texto ficou bom sim Felipe...
agora me desculpe South Park, mas Os Simpsons é muito melhor e eu vi o episódio no Brasil, enquanto todo mundo P** da vida com o desenho eu fiz foi rir... afinal é um desenho, mas os dois em certos pontos são bem parecidos

Luciano Carneiro disse...

Não conheço tãão bem assim as duas séries. Já vi bem mais Os Simpsons do que South Park, então não sei se posso falar. Acho que South Park é mais ousado (e não é por causa dos palavrões, não), mas acho mais graça nos Simpsons. Enfim... não sei.

FELIPE G2 disse...

Finalmente pude usar o computador da minha mãe. A internet do meu está um caco. Preciso reformatar o computador...

Mirella, obrigado pelo elogio. Não sei definir de qual eu gosto mais. Se estivesse passando os dois na televisão ao mesmo tempo, acho que veria South Park...

Luciano: Com certeza South Park é mais ousado. Agora, de ser engraçado eu acho os dois. Na verdade, o que eu não acho engraçado?

FM disse...

Gosto do dois... Mas tenho uma preferência por Simpsons.

South Park, assim como Family Guy, são desenhos mais adultos e abordam temas mais "fortes".

Simpsons, apesar das críticas, é mais familiar. E ainda assim, acho mais inteligente pois faz o mesmo sucesso que os outros do gênero sem usar palavrões, cenas fortes ou coisas do tipo (mas não q isso seja ruim... hehehe)

FELIPE G2 disse...

Concordo plenamente com você FM...