1 de setembro de 2009

AMANHECER- O último da Saga Creps



Finalmente cheguei ao fim (tudo bem que já faz muito tempo que cheguei no fim)! Agora sei tudo o que acontece com a Saga Crepúsculo (momento básico de risada maléfica). Eu gostei de toda a saga, e, como todo a saga eu prefiro alguns livros mais do que outros (dã). Por exemplo, o meu Harry Potter predileto é o sétimo, o qual todo mundo morre (outra risada maléfica), quero dizer, quase todo mundo morre.


Mas agora estamos falando de Amanhecer, Saga Crepúsculo, e não de Harry Potter. A história de Amanhecer é mais calma no triângulo amoroso: Bella decide ficar com Edward (sinos de aleluia por favor). Sendo assim, os dois decidem se casar e viverem felizes para sempre em sua bela eternidade. Porém algo que pensavam ser impossível acontece, o que poderá trazer a morte de Bella e a vinda dos Volturi.


Intrigante, não? Sim, Amanhecer aprofunda ainda mais o mundo de vampiros criados por Sthephenie Meyer, sem dizer que agora a nossa protagonista aceita o seu destino desde o ínicio, e é bom saber isso, afinal a Bella muda de opinião muitas vezes e às vezes é meio chata. Como diz minha amiga, ela não quer festa, casamento, carro nem nada! Ela é muito sem graça! O cara tem dinheiro! Deixa ele.


Mas algo que muda nesse livro é que em certo momento a história não se foca na Bella, mas sim no seu amigo lobisomem, Jacob. O mesmo fica sofrendo pela Bella, por agora ela ser uma vampira (ou pelo menos ele pensa isso). Mas assim que ele descobre o que está acontecendo com Bella, ele decide matá-la, ou melhor, matar o que está nela. Tem uma parte do livro (da parte dele) que ele, muito esperto, se transforma em lobo e esquece de tirar o shorts, e, o mesmo acaba rasgando (ele tem pegar algumas dicas com o Hulk). Assim ele fica com vergonha de virar humano novamente na frente de Leah, uma lobisomem. A mesma revida falando "Não se preocupe, não é grande coisa". Nesse momento ela castrou o cara. Se não é grande coisa, os leitores já pensam...


Mas voltando, agora que todos são quase amiginhos (eh!), Jacob e Rosalie tem uma pequena disputa. Jacob, claro, fica irritando Rosalie contando piada de loira. Uma delas é "Sabe o que é uma loira com cérebro? Um Golden Retriever". Claro que eu ri, afinal eu do risadas no livro todo com os acontecimentos e os pensamentos de Bella, mas essa foi muito engraçado (sem ofender as loiras, claro).


Neste livro o Edward é meio mongo. Durante, posso falar logo (lembre-se que terá spolier)? Obrigado, a gravidez de Bella, ele fica arruinado, fica de joelhos, e tudo o mais. Ele que era o cara "insensível" se torna o mais sensível de todos! Ele ficou muito mongo. Jacob também não escapa. Ele é mongo em certas partes.


Esse livro é meio antil-clímax no final. Você fica esperando pelos Volturi, pensa que o pior vai acontecer (afinal a Jane está com eles, e ela é f**[ principalmente sendo a Dakota Fanning]), mas de repente tudo é controlado. Ficou um anti-clímax de tirar os cabelos, mesmo que a Sthephenie tente concertar isso de outra maneira.


Sem mais delongas, embora eu tenha gostado do livro Amanhecer, que aprofunda mais o mundo dos vampiros, cria um novo romance, vemos a história pelo lado do Jacob, basicamente tendo tudo o que poderia para ser o melhor livro, deixa a peteca cair no final, algo que Meyer deveria ter evitado. Imagino só como será a cena da "luta" final no filme. Pessoas no cinema vão ficar p. da vida e não será culpa delas.

16 comentários:

FM disse...

Essa saga naum me chama a atenção de jeito nenhum... E olha q adoro o tema.

E talvez esse não seja o último livro... Se vender bem pode ser que venha um outro... sei lá... "Meio-Dia"

Mirella Machado disse...

hahaha "meio-dia" foi ótimo...
Talvez SE um dia me der vontade de ler algum da saga, acho que vou ler esse, pelo visto é o mais interessante

Luciano Carneiro disse...

O que me chama a atenção na saga é justamente o modo como é tratada a protagonista, que é uma adolescente mulher bastante independente e que pensa em várias coisas além de casar, ter filhos e ser feliz para sempre. Mas esse último foi um dos que eu menos gostei.

FELIPE G2 disse...

auhauhauhauh
o pior FM é que teria um livro chamado "O sol da meia-noite", só que foi cancelado porque os primeiros 12 caps se espalharam na net.

Mirella, não leia o Amanhecer porque a base de tudo mesmo, continua sendo Crepúsculo.

Luciano, realmente né? Amanhecer deve ser o terceiro melhor (Eclipse em último, lógico).

Mari disse...

asushahs ok ok a piada da loira foi boa
sei la acho a história até boa mas fico muito mal desenvolvida, n só um livro mas toda a saga. Também cansa o caso n caso viro vampira ou n viro vampira da bella e francamente achei muito muito triste que os vilões no fim ficam bons isso irrita! No entanto, pelo romance eu digo: é um livro muito fofo!

quanto ao sol da meia noite, eu li os capitulos que vazaram na net e francamente achei a visão que ela deu ao edward bem melhor que a visão da bella.

FELIPE G2 disse...

Eu vou esperar ela lançar o Sol da Meia Noite. Ainda tenho esperança qu ela continue. Sem dizer que seria muito chato começar a ler, gostar e nao ter mais nada!

lele disse...

ESTOU LOCA PARA ASSISTIR!!SO QUE JA SEI TUDO

silvia disse...

Essa saga naum me chama a atenção de jeito nenhum... E olha q adoro o tema.

E talvez esse não seja o último livro... Se vender bem pode ser que venha um outro... sei lá... "Meio-Dia"

Lídia disse...

Eu amo a saga principalmente a forma de como steph escreve,a forma poética parecida com Romeu e Julieta só que mais comtemporanio.

Antes achava besta mais depois que li EU ACONCELHO,principalmente aqueles que dizem naum gostar.

Cris disse...

Tá, agora eu parei! Pior que o texto foi seu próprio comentário!!
Jea leu o site de Stephenie?? Pois leia, o livro não foi cancelado pq os capítulos vazaram, foi cancelado porque ela não conseguiu escrever, inclusive, ela mesma disponibilizou o livro na net!

Elisa Duarte disse...

Já me chamaram de doente por eu ter mais de 25 anos e gostar da saga.

Acho q o filme vai ser "o estouro", a Bella finalmente pega o Edward (pq no livro e nem no filme por mais q ele a deseje a gente não vê isso), ela vira vampira, o Jacob vai gostar da Renesmee, Bella encontra o seu "poder", os Volturi ficam com medo dela e do batalhão q formaram contra eles e final feliz realmente para sempre. FIM. Será q vai ter mais filmes e series de vampiros daqui há 10 anos?

Do livro, eu gostei mais de Amanhecer do q dos outros e espero q no filme continue "as piadinhas" em q em Eclipse o diretor levou.

Felipe Guimarães disse...

Lele, quem leu já sabe, né? Agora temos que saber como vai ficar!

Silvia, pra mim não existe escritora melhor de vampiros do que a Anne Rice!

Lídia, gostei, mas não achei nada demais. Leia Anne Rice!

Cris, que saudades! Então, esta postagem está datada e é da época que eu escrevia muito mal. Sinto então por ter escrito uma informação errada. Viu só como é fácil admitir nossos erros?
Beijos e até mais!

Elisa, odeio quando falam que a gente não tem mais idade para fazer alguma coisa! Eu gostei mais de Lua Nova e Crepúsculo! Amanhecer foi que eu menos gostei, na verdade, odiei a parte final! É um quebra clímax gigantesco!
Ainda não vi Eclipse, estou louco para ver!

Diego Lanza disse...

Eu me arrependo muito de ter comprado os livros dessa série. Esse final não é anto-climax, é BROCHANTE. É horrível. E ela começou a escrever mal a partir de eclipse. Até lua nova eu curtia a escrita dela, mesmo a historia sendo fraquinha. Mas *SPOILER* ela cagou o final e escreveu um todos viveram felizes para sempre.

Sério... brochante. Me arrependi muito.

Felipe Guimarães disse...

Diego, o final é realmente brochante!! E penso a mesma coisa: por mim ela teria pulado eclipse e ter ido logo pro Amanhecer e refazer um final. Amo HP pq o final é mágico e devastador!

Ludmila disse...

eu naum quero q a saga crepusculo acabe pq eu amo eles d++++++++++++ da conta mas se acaba com os filmes ela vai sempre esta no meu <3.I love saga crepusculo

Aycha disse...

Putz ... eu AMO os Volturi ... eles sim tem emoção . Fala sério , a Bella é mó mongona e o Edward então ? A Jane e o Alec são meus favoritos ... e o final de Amanhecer deixou muito a desejar ! Eu queria muito que a Jane torturasse a Bella e o Edward e o Jacob resolvessem atacar . Imagina o Alec dando umas porradas no Jacob? Seria hilário . De tão chato que o final foi , eu pulei as 4 últimas páginas . Sem falar que no guia oficial diz que o "felizes para sempre" deles começou. Que chatice.