12 de agosto de 2009

UM ESTRANHO NO NINHO- Um filme de loucos...literalmente

Jack: Não somos loucos! Ouviu? NÃO SOMOS!

Não sei porque eu decidi alugar esse filme. Sério, eu tinha ido na locadora e vi o filme lá, na estante, esperando para ser alugado. Como eu tinha ouvido muitas pessoas falarem sobre ele (inclusive meus familiares), eu decidi alugá-lo, sem mencionar que o filme tem o grande, o único, Jack Nicholson. Acho que o filme me chamou.


A história de Um Estranho No Ninho é sobre um cara, chamado McMurphy (Nicholson) que simplesmente tenta fingir que têm problemas mentais para não voltar para a cadeia, e, sendo levado para o hospício. Mas quando chega no local, McMurphy não gosta de, vamos dizer assim, que as coisas fiquem paradas. Ele chegou para abalar (eu disse isso? Sério?).


Este é um filme lindo! É um filme que te faz rir, te faz ter raiva, te faz ter alegria, te faz chorar (bem, eu novamente sai intacto, mas eu tenho um coração de pedra e aposto que minha mãe já chorou no filme) o filme simplesmente trata de emoções, sendo cada pedaço muito bem cuidado para que esse sentido de emoções possa ser entendido, pelo menos foi isso que eu entendi.


Cada personagem carrega um carisma. McMurphy de Nicholson quer agitar as coisas, quer que todas das pessoas sejam iguais (embora ele encontre certos caminhos "idiotas" para tentar mostrar o mesmo). Billy é aquele personagem que muitos podem se identificar. Frágil, inocente (isso pelo menos no início), simplesmente um jovem. Chewisck é aquela pessoa que não gosta de guardar suas emoções e simplesmente as coloca para fora, em alto e bom som. O "Chefe" é aquela pessoa mais tranquila (aut!), que gosta de sua própria companhia. Já a enfermeira Mildred é aquele personagem que queremos dar um tapa na cara (lembra a crente de O Nevoeiro ?)


Cada ator faz um show! É simplesmente um filme que faz show de atuações! Jack Nicholson sempre excelente (afinal, ele é um dos, senão o, maiores atores vivos e de toda Hollywood). Danny DeVito também está no filme e não pense que ele está como ele aparece em suas comédias besteiróis, não, ele está sério e faz bonito como todos! Louise Fletcher (Mildred) também está excelente! Este é um filme que você aplaude de pé as atuações.


A única coisa que eu me incomodou foi a duração. O filme poderia ser um pouco mais curto, mas isso não o estraga, deixará apenas algumas pessoas cansadas de assisti-lo, mas eu fiquei lá, no colchão da sala, acordado até ás quatro e meia da manhã, num frio de matar, para assistir o filme até o final. Minha irmã não entendeu o final, mas eu entendi e achei simplesmente a sequencia final magnífica! Um Estranho No Ninho é um excelente filme! Vale a pena conferir!

5 comentários:

Luciano Carneiro disse...

É realmente lindo. Uma das obras-primas do Milos Forman, junto com Hair e, meu favorito (acho), Amadeus.

FM disse...

Ainda não vi esse filme... mas só escuto boas críticas sobre ele.

Minha amiga disse q Milos Formam tem o péssimo hábito de só fazer filmes excelentes !!

Um amigo meu disse q sempre q ele vê a enfermeira desse filme ele lembra de mim... Só naum sei pq... =S

FELIPE G2 disse...

Luciano, ainda tenho que ver Hair inteiro. Apenas vi uma parte, a qual eu não gostei.

FM: É melhor você ver o filme para ver como é a enfermeira...

Luciano Carneiro disse...

E Amadeus, não viu? VEJA!

FELIPE G2 disse...

Por acaso você tem algum desses filmes, Luciano?