11 de setembro de 2009

A JANELA SECRETA- Uma mistura de Depp e King

Estou bem King?

Muitos consideram o Johnny Depp um dos melhores atores adultos (maiores de vinte e cinco anos) vivos. Pra mim o Jack Nicholson é o melhor, fácil. Pra falar a verdade, não tenho nada a questionar, mas sim de apoiar o Depp. Vamos lá, alguém conhece algum ator que seja muito bom, mas bom mesmo? "Brad Pitt" diz alguém, a qual eu respondo facilmente "Ra! Vai sonhando". Talvez o Edward Norton, Ewan McGregor, Joaquin Phoenix, Russel Crowe, Leonardo Di Caprio, Tom Cuise (ou não), mas nenhum chega aos pés de Depp (acho que existe um número maior de melhores atrizes do que melhores atores). O cara já é praticamente um ator cult. Ele fez Edward Mãos de Tesoura, Piratas do Caribe, Em Busca da Terra do Nunca, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, e, terminei de ver um de seus filmes baseado num conto do Sthephen King: A Janela Secreta.


A história é sobre Morty (Depp), um escritor americano que está em plena crise, no casamento e no trabalho. Num belo dia ele encontrou sua mulher num motel com outro cara. Depois de seis meses, Morty se divorcia e se isola num chalé, tentando se livrar de mais problemas. Porém, um cara, Shotter, vai até sua casa e o acusa de de ter plagiado uma história dele. Morty tenta provar que quem escreveu o conto foi ele e não esse tal de Shotter. O conto é nada mais nada menos que A Janela Secreta.


A própria sinopse já dá uma dica de como vai desenrolar a história, embora tenha alguns desvios inesperados. Tudo começa com uma pequena discussão, e depois se torna numa obsessão fatal. Nem preciso comentar que pessoas irão morrer no decorrer do filme, tenho? (Álias, eu adoro quando as pessoas morrem nos filmes, principalmente do modo que elas morrem [hehehe]).


Depp está ótimo, como sempre. Até hoje, eu acho que o único filme que estragou sua carreira foi A fantástica fábrica de chocolate. Sério, o que foi ele de Wonka? Horrivél demais. Mas vamos voltar ao assunto: ele simplesmente encarna Morty. A cena que ele começa a falar com ele mesmo é simplesmente genial! Apenas King para fazer uma coisa dessa.


Ainda falando na atuação, saiba que apenas Depp está excelente. A ex-mulher dele, Maria Bello (a mulher que simplesmente matou o personagem de Eve no A Múmia: Tumba do Imperador Dragão), faz novamente o que ela faz de pior: um desastre. O ator que faz seu amante no filme, Timothy Hutton, não é diferente, mas de todas as atuações, a que eu odeio mais é a do ator John Turturro. Simplesmente odeio ele, sua atuação é péssima, ele não é engraçado e não é um bom ator. Isso, é fato!


Bem, A Janela Secreta é um filme que poderia estar como um ótimo filme de suspense pelo seu roteiro e pela atuação de Depp, mas passa a ser apenas um filme muito bom, afinal, as atuações coadjuvantes prejudicam o filme, porque não conseguem carregar as atuações necessárias. Será que o King ficou satisfeito com todo o filme? Pelo menos de Deep ele não deve ter do que reclamar, eu acho.


14 comentários:

Luciano Carneiro disse...

Já li o conto do King, e o filme é bem fiel, tirando o final. Eu até gosto, mas está longe de ser a melhor adaptação de uma obra do King.

Mari disse...

ah eu amo o depp! ele é simplesmente incrivel em qualquer papel (da pra imaginar que eu estou louca pra ver ele como chapeleiro maluco não é?). A verdade é que por mais brilhante que seja um ator ele é dependente do resto do elenco... e um elenco ruim acaba com o filme como é exemplo "Constantine" e "A Janela Secreta". Felipe vocÊ não gosto dele como wonka? nossa achei que ele fico perfeito naquele papel! A cara dele

Jardel Nunes disse...

Eu gosto desse filme, mas concordo q se não fosse Johnny Depp ele ia perde todo o charme e apelo comercial...
Eu gosto do Turturro mas, nesse filme ele não se destaca mesmo...
E gosto do Wonka de Depp, aquele olhar dele tipo "tenho nojo de todo mundo, tomara que eles se f..." é fantástico...

FM disse...

Acho esse filme fantástico. Tive muito preconceito ante de vê-lo por ser um filme do SK.

Deep realmente dá vida e credibilidade ao personagem. É incrível, mas acho q John Turturro tb está muito bem nesse filme. Acho q a personagem era pra ser aquilo q foi mesmo. Um oposto do Deep.

Só gosto dos filmes de SK que não têm Etes, fantasmas, fumaça preta saindo da boca e coisas assim.

Luciano Carneiro disse...

Eu acho que a gente não deve dar toda a credibilidade ao King por um filme seu ser bom ou ruim. Mas sim ao diretor do mesmo. Ah, e eu adoro o Johnny Depp como Wonka, gosto do John Turturro nesse filme.

Luciano Carneiro disse...

FM, você gosta de O Iluminado? Só por curiosidade...

FELIPE G2 disse...

Luciano, será que o final do conto é melhor do que o do filme? Achei o do filme tão bom. E concordo com você: muita coisa depende do diretor...

Mari, também estou louco para ver como ele será como chapeleiro maluco. Não gosto dele de Wonka nem a pau Mari. Simplesmente abominante.

Jardel, Turturro pra mim é um ator sem emoção alguma= fato. Verdade, esse olhar do Wonka de Depp é bom,mas sei lá. Por que ele então escolheria uma pessoa se tem nojo delas?

FM, os contos de King, principalmente os que não tem algo de sobrenatural, são os melhores.

FM disse...

Luciano... Te juro q não lembro de O Iluminado. Não de tudo... me lembro só de cenas soltas.

Era bem pequeno quando assisti.

Vou rever.


Droga... lembrei de outro SK q gosto: "Misery". Minha lista já subiu para 3 filmes bons dele.

E tenho Um Sonho de Liberdade aqui em casa mas nunca vi (só vi a versão animada de Family Guy =P). Vou tentar ver essa semana.

FELIPE G2 disse...

Nunca vi esse Um Sonho de Liberdade. Ainda tenho muito filme do King para assistir...

Luciano Carneiro disse...

Mas, gente, uma coisa: não são filmes do King, sabem? Tipo, acho que se você ama O Iluminado, o filme, deve dar crédito ao Kubrick, se ama Carre, ao De Palma, se ama Misery, ao Rob Reiner (e a Kathy Bates), Um Sonho de Liberdade, ao Darabont, etc. Entendem? Eu acho que é muito relativo falar que ama ou odeia um autor por suas obras levadas às telas. Por exemplo, eu não posso falar que sou fã da J.K. Rowlling só porque gosto dos filmes do Harry Potter (sendo que nunca li o livro), concordam?

FELIPE G2 disse...

Concordo Luci, tanto que odeio os diretores de HP e adoro a escritora. Mas o King tem uma certa fama pelos seus livros que viraram filmes...

FM disse...

Então Luciano... Infelizmente, o que eu li do King forma contos e livros com coisas paranormais. E não gostei.

E os filmes... Sim, claro q os diretores merecem créditos, mas os diretores só guiam uma história que já existe. Acho a direção de A espera de um Milagre muito boa. É um filme longo mas que não é cansativo, tem um ritmo muito bom e cenas memoráveis, mas ainda sim não salva o enredo sem noção.

FELIPE G2 disse...

Mas FM, vc não gosta de nada que não seja, paranormal?

Luciano Carneiro disse...

Pra mim você pode ter a melhor história do mundo, porque sem uma boa direção, o filme pode sim ser um desastre. Ah, e sobre À Espera de um Milagre, eu até gosto do filme, mas não taanto assim. Veja Um Sonho de Liberdade, FM. Acho que é o único não-sobrenatural baseado numa obra do King que sej realmente ótimo. Ah, e Louca Obsessão, claaro.