13 de março de 2010

AMOR ALÉM DA VIDA- Uma pequena comparação com Um Olhar do Paraíso

Querido! Fomos lembrados por este jovem!


Muitas pessoas que vão ao cinema estão comparando o novo filme do Peter Jackson, Um Olhar do Paraíso (que comentei aqui no blog, além do fato de ter comentado que a crítica está massacrando o filme só porque não é uma obra-prima do diretor), com um filme bem antigo (1998) com o Robin Willians chamado Amor Além da Vida, que ganhou, na época, o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.


A história é sobre uma família que começa a se despedaçar aos poucos. O casamento entra em crise assim que os filhos do casal morrem num terrível acidente de carro. Desse modo, o casal tenta superar esse trágico evento. Depois dos quatro anos do acidente, o pai da família também morre num acidente e vai para o Paraíso. Agora a história se foca no pai, que ao mesmo tempo que tenta achar seus filhos no Paraíso, tem que impedir de que que sua mulher cometa suicídio.


Acho que a comparação já está mais do que óbvia entre as duas películas, não? Ambos os personagens principais vão para o Paraíso, e, dessa forma vivem num lugar maravilhoso, repleto de efeitos especiais. Porém, enquanto Um Olhar do Paraíso tenha sido esquecido de ser pelo menos indicado para o Oscar de Melhores Efeitos e Fotografia, Amor Além da Vida ganhou o prêmio. Para ser justo, acho que os dois são magníficos, grandiosos e lindos, cada um com seu Paraíso de Efeitos Especiais.


Agora, quanto as atuações, não há dúvidas: Um Olhar do Paraíso ganha. No Amor Além da Vida, as únicas atuações boas são do Robin e do Cuba Gooding Jr. A atuação da Annabella Sciorra é bem mediana (principalmente na hora que ela começou a chorar. Nesta hora, minha irmã e eu começamos a rir [já sei pessoal! Não tenho coração! Mas ela começou a rir e eu não pude aguentar de rir junto com ela!]). Já para resumir, Um Olhar do Paraíso contém duas atuações magníficas: a atuação do Stanley Tucci e da Saoirse Ronan.


Mas o prêmio por Melhor Roteiro sobre Filmes-que-mostram-o-Paraíso fica divido. Amor contém muitos clichês (como na cena que o Robin Willians "faz" com que o pássaro comece a voar). Mas o roteiro também fica ótimo principalmente no final, na cena que o Robin Willians fala para sua mulher que prefere ela do que o Paraíso (que de acordo com a minha irmã, o filme a conquistou só por causa dessa fala).


Sendo assim, ambos os filmes são muito bons, cada um com sua qualidade. Um Olhar quer mostrar mais os efeitos e a história de uma menina que prefere o amor do que a vingança (embora o filme se contradiga no final), enquanto Amor Além da Vida é a história de um homem tentando salvar sua mulher de cometer suicídio.
agora que eu percebi: eu realmente amo filme com drama! Mas claro, apenas os filmes...

6 comentários:

Ricardo Martins disse...

Vou ver acho que esta semana "Um Olhar do Paraíso"... Sei que vou gostar, e sem dúvida alguma a crítica caiu em cima do filme por ser do Peter Jackson, logo queriam algo além do necessário!

Este "Amor Além da Vida" vi muito nas prateleiras da locadora e nunca me interessei, pois não saiba do que se tratava. Agora, sabendo deste enredo interessante, entre a busca dos filhos no Paraíso (que legal) e a tentativa de impedir o suicídio da esposa (mais interessante ainda).

Agora verei-o logo!
Abraço.

Mirella Santos disse...

Apesar d'eu não ir com a cara do Robin esse é um dos filmes mais lindos da carreira dele, os efeitos visuais, a história de amor (entre a família inteira) é tudo quase tão perfeito nesse filme... Eu queria revê-lo tbm pra postar no blog, talvez um dia aí. Abraço

Cristiano Contreiras disse...

Primeira pessoa que vejo falando bem de Um olhar no paraíso.

Eu gosto MUITO de Amor além da vida, mas confesso que preferia outro ator ao Robin Willians - sim, acho ele péssimo sempre.

Abraço

FM disse...

Amor Além da Vida é muito bom !! O paraíso em forma de quadros é uma sacada genial e visualmente perfeito !!

Felipe Guimarães disse...

Ricardo, assista sim! Acho que você vai gostar, ainda mais pensando dessa forma sobre o filme...
Olha, o enredo é muito bom, o único problema são aglumas frases clichês. Mas tirando isso, tudo de bom!

Mirella, engraçado, sempre conheci pessoas que adoram ele, agora descubro que muitas pessoas não gosta dele.
Posta lá que passo por lá pra comentar!

Cristiano, depende do ator que colocariam no lugar dele, mas com certeza existem atores melhores que ele...

FM, sabia que tem o livro? Queria tanto ler...

FM disse...

Sabia sim...


Mas sei lá, acho que no livro não vou gostar tanto.