23 de março de 2010

QUANDO A CENSURA BATE NA PORTA DE CASA

Na nossa bateu, e olha como ficamos!


Aproveitando todo este sentimento revolucionário nacionalista televisivo (Pikachu, eu escolho você!) fico imaginando: já pensou se algum dia este blog for censurado? Claro que isso nunca iria acontecer, já que o blog nem é famoso, mas pessoal: já pensaram se alguns de vocês que escolhessem uma carreira artística fossem censurados por qualquer realização que vocês fizessem? Com certeza todos ficaríamos p's. da vida.


Mas por que será que vivemos num mundo de tanta censura? O que? Não vivemos num mundo de censura? Ah! Você assina apenas Veja e o mundo são rosas num campo de morros uivantes, não? Pessoal, vivemos num mundo completamente censuralista. Antigamente, claro era mais as claras do que nos dias de hoje. Laranja Mecânica, O Exorcista, músicas durante a ditadura militar, peças (o Despertar da Primavera não-musical e escrito em 1900, por exemplo), pessoas foram exiladas, e muito mais por causa da censura. Hoje, por exemplo, são notícias como a do CQC, que foi ao ar ontem, que mostram nada mais do que a verdade: o próprio governo e a mídia se contradizem.


Se você quiser ver o video da reportagem, relaxa que eu vou postar em breve, mas o assunto agora não é o CQC (será?), mas sim a censura. Por acaso, isto é uma pergunta só para esclarecer a mente borbulhante de vocês: existem muitas notícias sobre abuso sexual de meninos (ninguém culpe o Michael! Já está fora de moda! Perguntem para o Macaualy Culkin!)? Como são tratados os presos que saem de seus presídios? Preconceito racial? Sexual? Por que os professores estão fazendo greve? O que acontece com os índios do nosso país? Por que alguns funcionários fazem greve ? Claro que não! Afinal todo mundo pensa que todas essas pessoas vivem num submundo, são vagabundos sem vida e que fazem fotossíntese para sobreviver, oras (olha pra mim! Você pergunta se eu tenho uma vida?).


Afinal, vivemos numa televisão completamente machista (será?). As mulheres podem apresentar no máximo um programinha sobre babados dos famosos ou como ganhar merrecas (quem gostava do antigo Video Game levanta a mão!) e raramente sobre entrevistas (engraçado que a mulher mais rica de reallity show é ninguém menos do que Opra Winfrey!) e reportagens sérias (a Mônica do CQC [que por sinal está bem melhor do que no ano passado] é a única mulher do programa). Censura sobre a visão feminista são cortadas todo dia no lugar de piadas machistas e homofóbicas? Acredito que sim (afinal, a Marta Suplicy tinha um programa sobre mulheres e sexo, chamado TV Mulher. Existe hoje um programa assim que não esteja no canal GNT?).

E mais: por que ninguém ainda censurou o Dourado (que em breve farei uma postagem após a enquete, mas acho que vocês já sacaram o que eu acho dele), como fizeram com a propaganda da Havaianas (ainda mais que o cara é feio que dói)? Simples: o cara apenas apresentou na televisão morais nacionais, ou melhor ainda: ele mostrou a cara da televisão brasileira. Homem grita com mulher e mulher ouve. Mulher tem que cozinhar e homem coçar o saco. Homem tem que cuspir e caçar, enquanto a mulher cuida dos filhos. Mulher tem que satisfazer o homem e o mesmo não precisa fazer nada. Homem quer ver sangue, mulher que fique com o romance. Pensem sobre isso: quais são os motivos de censurarem algo em nossa televisão, cinema, internet e etc? Simplesmente pelo fato de não haver diversidade sexual, e sim de colocarem as morais em pedestais sagrados.

E para acabar sobre a discussão eis a primeira lição de casa para vocês: procurem notícias em seus bairros e nos bairros mais pobres de sua região e saibam sobre a situação dos mesmos. Eu não preciso: passo todo dia pela frente da parte "pobre" da Lapa, sem falar que minha mãe é professora e, bem, vamos dizer que sei como a mídia consegue distorcer muitas coisas, principalmente a imagem de "anjo" que tem o canditado-vampiro-que-assusta José Serra.

5 comentários:

Juh Saad disse...

Oi :)
Pra ser sincera, fazia muito tempo que não entrava aqui. Como eu gostei do tema, resolvi deixar algum comentário :D
Acho que existe tanta censura pelo fato de que o mundo é de um modo X, e pronto. As pessoas já nascem com mentes fechadas, sabe? Daí é complicado mudar a cabeça das pessoas, porque elas já são criadas a pensar e fazer determinadas coisas e nada mais além. A única coisa que se pode fazer (na minha opinião) é educar a nova geração com mentes mais abertas e sem medo de ser feliz com o "diferente". =D

Beijos!

FM disse...

O CQC, no fim das contas, saiu ganhando com a "censura". =P

Mas enfim, sou contra qualquer forma de censura. O problema hj em dia é que tudo está politicamente correto demais.

Felipe Guimarães disse...

Ju, sim! Foi exatamente isso que eu estava criticando! As pessoas são fechadas aos seus pensamentos,e as pessoas diferentes não possuem espaço e são censuradas.
As novas mentes com certeza já são um pouco mais abertas, mas existe a censura familiar. Mas sempre ensinando cada vez mais pela luta da liberdade!

FM, o CQC ganhou muita propaganda!
E tudo está politicamente correto demais, apenas os políticos que não...

Alice disse...

O tema é super interessante e chegou em hora propicia. Eu fui censurada quando tentei fazer uma dancinha na escola em que eu trabalho sobre Luiz Gonzaga e a musica era Xote das meninas, nada demais. Eu pensei uma musica 1953 que fala da menina quando deixa as bonecas, quando se torna moça... enfim nada demais... criticaram bastante, falaram que a palavra xote era referente a xoxota.. enfim vários absurdos que só eu ouvi e achei o fim do mundo. As pessoas criticam antes de ouvir, antes de ler sobre o assunto fazem seus "achismos" e seu preconceito fala antes de saber do que estão falando. Para concluir precisei fazer um pequeno levantamento sobre forró e sobre Luiz Gonzaga (coitado que deve estar se revirando no tumulo), e depois de tudo viram que a apresentação podia acontecer... depois de todo o constrangimento. O que dizer mais, fala serio né!!!

Felipe Guimarães disse...

Alice, vejo isso acontecendo direto! Um dos meus filmes favoritos (numa lista de 100 ou mais) está De Olhos Bem Fechados. Muitas pessoas que pegam o filme numa certeza cena, falaria que é um filme porno com o Tom Cruise e com a Nicole Kidman, mas na verdade, o filme fala sobre a psicologia sexual... As pessoas hojem precisam vivenciar para saber...