5 de junho de 2010

HÉRCULES- Está na hora de entreter você!

-Você gosta mais de mim ou do Garotão?
-Você Hades!!!



Todo mundo sabe, normalmente, quem são as pessoas famosas que dublam seus personagens favoritos em filmes de animação. Por exemplo: Robbin Willians como o gênio de Aladdin, ou a Ellen DeGeneres como Dory em Procurando Nemo, no meu caso. Mas vocês sabem quem trabalha na direção desses filmes? Aliás, dos principais diretores de animação dos clássicos Disney estão Ron Clements e John Musker, que dirigiram A Princesa e o Sapo, Aladdin, A Pequena Sereia, Planeta do Tesouro, e, o filme do assunto: Hércules.

Se você for pegar um livro sobre Hércules e achar que a animação será a mesma coisa, esquece. Embora seja bom a Disney trazer os contos de fadas para os dias de hoje, que eram importantes para ensinar lições para as crianças que desobedeciam seus pais, a Disney gosta de mostrar tudo isso do seu modo. Então, vamos lá: Hércules é filho de dois deuses: Era e Zeus. Hades, irmão de Zeus e dono do Mundo Inferior, quer dominar o Olímpio (terra dos deuses). Porém, numa visão, Hades viu que seu único obstáculo era Hércules. Sendo assim, Hades manda seus ajudantes sequestrarem Hércules e matá-lo. Porém os ajudantes não conseguem matar Hércules porque faltou ele beber a última gota do veneno. E assim a história para se tornar um herói começa.

Algumas pessoas preferem alguns clássicos, outras pessoas preferem outros clássicos, e isso deve ser por causa dos temas. Por exemplo, alguns preferem filmes mais sérios e que passem alguma moral para as criancinhas, como O Corcunda de Notre Dame (eu! eu!) ou A Bela e a Fera ao ponto de traumatizar as criancinhas pro resto da vida! Outros gostam mais de filmes que possam entreter e divertir como Alladin e Hércules. Eu, sinceramente, gosto dos filmes nesse estilo: que possam entreter e ao mesmo tempo possa passar uma moral, e, talvez este seja o problema de Hércules: a moral que o filme quer passar, que "um verdadeiro herói não se mede pela força, mas sim pelo coração" é muita batida, e isso acontece porque a história é muito rápida! Numa hora vemos ele todo "piquitucho" e depois vira um homem bombado pronto para matar monstros. E ainda pode passar uma imagem ruim para os meninos, fazendo-os pensar que bater é bom. Por isso que eu falo: "Hércules é para entreter".


Por isso que as melhores coisas que pode se encontrar em Hércules não é o próprio herói, mas os personagens coadjuvantes: as musas tem todo o "power" das músicas de Hércules (tenta tirar a música "Zero à Herói" rapidinho da sua cabeça. Não dá!) e Phil contém muitas das cenas engraçadas. Porém, que rouba a cena é o vilão: Hades (eu já disse: o que eu mais amo nos clássicos da Disney são os vilões! Eles são os melhores!). Hades tem todo o humor negro e a inteligência do filme. Percebam. Existe coisa melhor (ou pior) do que um vilão engraçado?


Sendo assim, confira Hércules no momento que você falar para você mesmo: "Quero me entreter". Nisso meu filho ou minha filha, você não terá escapatória e se deliciará com Hércules. E existe coisa melhor do que se deliciar com os extras para saber como o filme foi feito? Ok, sou o único nerd (se você consideram isso coisa de nerd e não coisa de gente interessada) que se interessa por isso. Mas acho extraordinariamente divertido (sem falar que vocês descobrem que os desenhos dos personagens são muito parecidos com os atores)! Sem falar numa coisa: Hércules, feito em 1997, ainda derrota muitas animações feitas nos dias de hoje (e clássicos mais antigos ainda, também). Quer ver um exemplo? O Mar não está Para Peixes! Oh filme ruim da penha!

7 comentários:

Savio disse...

Realmente os vilões da Disney são mto bons! O meu favorito da Disney é "O Rei Leão", e o Scar e as Hienas são hilários! E uma coisa: no desenho da Disney Hercules é filho de Hera e Zeus...mas pq a Disney gosta de deixar as coisas inocentes e certinhas pois sabe-se q Hercules é filho de Zeus com uma mortal e Hera não gosta dele...Enfim! Coisas de Disney

Dill' disse...

Cara, vou confessar,, eu sou fanática pelos clássicos Disney, e olhe: Hércules foi um dos que mais me marcou. Primiero por se tratar de uma lenda grega; segundo por causa do senso de humor hilário dos personagens - principalmente do Hades, que é meu vilão favorito (concordo contigo: os vilões são demais! só não prefiro o Hades pq adoro o Capitão Gancho, do Peter Pan - o filme original)! E em terceiro por causa das lições que me passou.
Discordo qdo vc diz que "Hércules é um filme para entreter". E discordo da repetição da lição que "um herói se mede pelo coração". Pra vc ter uma idéia, eu já vi o filme umas quinze vezes, e em cada uma lancei um olhar diferente. Phil me ensinou muito sobre confiança, e sobre ser herói, mas a minha estrelinha mesmo é a Megara. Foi com ela que me deliciei durante o filme todo. Aquela frase: "as pessoas fazem loucuras quando amam" ficou em minha cabeça desde a primeira vez que vi o clássico (em 2000, cara, pra tu ter uma idéia). Ela foi valente, e apesar do erro, soube ser heroína. Aliás, pra mim, o "H" não é o herói da história, é ela. A garota mais diferente e interessante que os clássicos Disney já desenharam.
Fica aqui minha opinião, e meu igual elogio às musas que contam a história do herói grego: elas são demais!

FM disse...

Hércules é um dos meus clássicos Disney favoritos. Não só o filme como a série animada que veio depois.
Mitologia grega é meu trabalho e meu vício e mesmo com as adaptações da Disney não ficou ruim (afinal, o público alvo ainda são as crianças).

Além disso, uma das minhas músicas favoritas é da trilha de Hércules (Shooting Star).

E concordo plenamente sobre os vilões. Geralmente sempre curto mais os vilões, mas os dos clássicos Disney são os melhores !!

Felipe Guimarães disse...

Savio, acho que meu vilão favorito (por ser engraçado) é o Hades. Agora, de vilão sério com certeza seria o juiz do Corcunda de Notre Dame.. Amo este filme!!
A Disney faz isso para não mostrar para as criançinhas traição, por exemplo, de Zeus e sua mulher (já que Hércules na verdade é um semideus)...

Dill', Hércules também me marcou! Lembro até hoje de ter ido ao cinema e ter assistido! O Capitão Gancho também é muito bom! Mas ele não tem o humor negro que o Hades tem...
Também já assisti o filme umas quinze vezes para cima, mas eu nunca tinha percebido isso, porque eu acho mesmo que passa batido, principalmente a Meg. Sei lá, para mim ela passa bem batida, apenas se apaixonando pelo H e se arriscando por ele...
Minhas "princesas" prediletas são a Bela, a Esmeralda e a Jasmin (mulheres fortes!).
Eu amo as musas! Uma das musas foi dublada pela Kiara Sasso!!

FM, você pegou a época do desenho?? Eu assisti direto!! Adoro, ainda tinha o Ícaro e uma outra menina junta ao Hércules...
Realmente, se formos comparar quem matou a mitologia: Hércules ou Percy Jackson? Percy! Percy! Lógico!! Pelo menos Hércules fala sobre mitologia! Percy passa por ela e nem diz tchau!
Amo a música "Vencer Distâncias", "Zero à Herói" e "Brilhou no Céu"!! São ótimas!!
Acho que de novos vilões de Disney, o único que eu gostei foi o Dave Jones do Piratas...

FM disse...

Ah... Vilões de filmes da Disney (Live)eu não gosto não. Só os animados. =P

No máximo o Sparrow q é um anti-herói.

E como assim se eu peguei o desenho do Hércules?? Claro q peguei !! Assistia na TV Cruj.

Felipe Guimarães disse...

FM, então você é novo ainda! Tem muito aluno para aturar (ou nao né?)... Tv cruj eu não perdia!! Podia perder Tv Cultura, mas Tv Cruj nunca!!

Eduardo Henriques disse...

Tv Cruj!!!