4 de junho de 2010

PERCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS- A tentativa de tornar uma aventura pós-HP

Escudo de plástico é bom?

Se ninguém ainda sabe, o fim de Harry Potter está próximo, pelo menos cinematograficamente. O primeiro dos últimos dois filmes (último livro dividido em duas partes) será lançado ainda este ano, e, a tentativa de lançar uma nova saga para substituir o menino bruxo está começando a bombar mais ainda. Vimos Os Seis Signos da Luz (fail), As Crônicas de Nárnia (pseudo-fail), DragonBall Evolution (fail-total), e o único que até agora que se deu bem: Crepúsculo (not-fail). E eis a novo tentativa da Fox: Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

A história é sobre um menino, Percy Jackson, que tem vários problemas de atenção. Depois de ser quase assassinado por uma criatura, Percy descobre que é filho de Poseidon, deus dos Mares, e que está sendo acusado de roubar o raio de Zeus. Nisso, Percy e seus amigos (frase clássica de Sessão da tarde) tem que salvar o mundo de uma possível guerra entre os deuses, salvar a mãe de Percy e encontrar o raio de Zeus.

Pra começo de conversa: eu, como ser e alma, não consigo aceitar o figurino e arquitetura desse filme. Parece que o Chris Columbus (o diretor do filme, que também dirigiu Rent- Os Boêmios) falou pro pessoal: "Ó gente! Vaí na vintcinco e compra as cosa lá!". Sério, olhar aquelas espadas, escudos, armaduras e de prástico (porque plástico é de qualidade, e esse não é) é apenas momento de risadas. Outra coisa que é fenômeno de risadas de "tosquise" são algumas falas do filme.


Porém, dessas coisas todas existem coisas positivas. O ator que faz o Percy, por exemplo. Ele até que é bom! Mas tira o amigo bode "sou engraçado" e a amiga "sou gostosa mas sou inteligente" de lado. Ele pelo menos, em momentos certos, é realista. Ele é atrapalhado, não sabe de nada, aquilo é novo para ele (filmes que pessoas ganham poderes e já sabem de tudo= fail).
Os efeitos feitos nos últimos momentos do filme são muito bons! Fiquei até surpreso! Não sabia que aquilo estava por vir, já que alguns efeitos são praticamente feitos em Movie Maker (um exemplo de cena de efeitos especiais feitos em Movie Maker: a cena que o Luke corta as assas do tênis voador de Percy).


Se não fosse por alguns efeitos, figurino e tentar trazer a mitologia para os dias de hoje (ou seja, o roteiro), Percy poderia ser bom. Eu sinceramente quero que tenha um outro filme. Sempre é bom dar uma segunda chance para ver se eles podem consertar as coisas, ou apenas pegar uma britadeira e cavar ainda mais. Mas para o público infanto-juvenil, Percy Jackson ainda pode passar sem feridas.

3 comentários:

Visão disse...

Eu quero dizer que eu amo HP e que eu sofri lendo o último livro por saber que era o último. Amo a narrativa as descrições, e mesmo antes de ver o primeiro filme, eu já tinha tudo em minha imaginação. Ao saber de Percy, corri para a livraria [leia-se: internet] e adquiri o meu. Não queria correr o risco de assistir algo que não fosse bom. Achei a narrativa fraca, as repetições do autor me davam sono. Gostei de algumas partes do livro, e o filme roubou as cenas que eu queria ver de mim. Exemplo: Quando Percy ia receber o trote da filha de Ares e eu deu um banho nelas com a água do vaso sanitário, quando Poseidon reconhece ele como filho - já que ele não sabia de que deus ele era filho ; entre outros pecados.
Não gostei do filme, não comprei o segundo e nem quero continuar a me decepcionar. Eu quero que apareça é as novas aventuras dos Filhos de Harry Potter e cia.

Mirella Santos disse...

Eu tbm amo Harry Potter, acho difícil aparecer um que substitua (aquela né super fã rsrsrs)

No entanto, estamos aí com as tentativas "fail" e de todos esses, apesar da história de Percy Jackson ser QUASE igual a de Perseu da mitologia grega, eu espero que ainda faça um certo sucesso. Eu dei um desconto pro 1º pq o 1º é a hora de errar mesmo (ou não), mas tbm vou esperar pelo segundo pra ver como vão se sair.

Felipe Guimarães disse...

Visão, eu amo mesmo os livros! Os filmes eu gosto muito, mas não chego à amar. A nossa imaginação é sempre melhor! Eu adorei o último livro! O meu favorito! Devorei!
Percy nem quero ler o livro, apenas espero pelo segundo filme!

Mirella, também acho! É muito difícil! Sempre damos um desconto para os primeiros filmes né? A única coisa que eu li sobre Perseu foi a história do Argos...