23 de julho de 2010

A VERDADE PAULISTA

Essa será uma postagem bem rápida, ok? Ou melhor, pretendo que seja uma postagem rápida. Ontem infelizmente não tive tempo de terminar o filme Homens que Encaravam Cabras (acabei dormindo porque não estava entendendo nada do filme, e pelo visto este é o seu charme),e hoje será mais um dia corrido das minhas férias (Gypsy novamente!)! Então vamos lá!

Ontem de madrugada eu estava deitado no meu colchão vendo Homens que Encaravam Cabras. De repente começo a ouvir tiros na rua. Coloco minha cara na janela? Lógico que não e não façam isso! Uma bala perdida pode te encontrar e não será mais uma bala perdida. Mas voltando: minha mãe acordou e a polícia veio. Alguém foi morto de madrugada.


Você sabe se a notícia saiu no jornal? Eu sei! Eu sei! Não. Pelo menos nem no Google achamos. E você sabe por quê? Porque a maioria dos crimes de SP desse tipo são escondidos pela mídia paulistana. Ao contrário dos noticiários dos EUA (quem só falam de negros, hispânicos e imigrantes, mesmo que eles não sejam os criminosos, assaltando) e dos noticiários do Rio (tiroteios), a mídia paulistana só fala mesmo de um crime quando todos já sabem sobre e que foi à luz do dia. Esse foi de madrugada então é fácil de esconder.

Então toda vez que eu falo pros meus pais que eu gostaria de fazer uma faculdade no Rio (se for de graça, por que não?) ou visitar a cidade maravilhosa só para assistir as peças que eu tanto amo e que sempre estreiam por lá primeiro, eles falam que não, porque lá é só virar a rua que você leva um tiro. Eu amo São Paulo, sou paulista na veia! Mas a violência do Rio e aqui estão presentes do mesmo jeito. Acorda São Paulo! Para com esse preconceito com o Rio, porque aqui também não é a cidade mais segura do mundo. Abre o olho!

4 comentários:

FM disse...

Há um exagero muito grande quando se fala da violência do Rio.

Já andei várias vezes sozinho no Rio, de noite (até já me perdi =P) e nunca vi nada demais nem nada me aconteceu.

Obviamente o Rio não é a cidade mais segura do Brasil, mas tb tá longe de ser esse monstro q pintam.

E me parece q principalmente aí em SP corre essa lenda q o Rio é essa violência toda.

Como toda cidade grande o Rio tem criminalidade, mas depende do local e da hora que vc vai.

eliza rebello disse...

Bem, pelo o que eu ouço falar, no Rio e ai em São Paulo tiroteios e crimes acontecem o tempo todo. Pra mim os dois lugares são iguais. Já onde eu moro, aqui em floripa, não é muito freqüente acontecerem essas coisas. Eu moro um pouco perto de uma favela e nunca ouvi nenhum tiro. Mas não acho certo a mídia abafar esses crimes, o povo tem que saber a verdade! Beijos

Renan disse...

Bem, eu moro no RJ, to cansado de andar por Botafogo, Copacabana e derivados tdos os dias, madrugada, 11 da noite, 5 da manha e ñ presencio essas coisas.. Acontece ? claro! Mas não é esse monstro a ponto de ficar trancafiado em casa

Mirella Santos disse...

Eu como moro fora do eixo Rio-SP posso te dizer com certeza que quem é de fora vê as cidades praticamente iguais em termos de violência. Não há essa visão de que Rio ou SP é mais violenta, a violência está presente em todo lugar, só que em alguns lugares digamos que ela esteja mais tímida, mas por causa da pouca população e não por causa de qualquer outra coisa que o governo inventa dizendo que acabou com a violência de tal lugar.