4 de agosto de 2010

CANÇÕES DE AMOR- Um verdadeiro filme francês!

Ah Paris!

Vocês não têm ideia de como é ótimo assistir um filme bom no dia do seu aniversário! Claro, com tanta coisa ruim passando no cinema (motivo das minhas tantas idas ao teatro), com pequenas exceções, gostar de um filme é mais um alívio do que ter gostado! Mas então, não vamos mudar o foco. O filme por sinal é francês, e como vocês sabem eu tenho trauma de filmes franceses (Rrrrr na Idade da Pedra? Trauma e tortura para todos!), uma pena já que foram os franceses que criaram o cinema (não foram os EUA, ok fellas?). Este filme é Canções de Amor.

Canções de Amor conta a história de um casal moderno, Ismael e Julie, que por sinal são tão modernos que possuem mais um integrante em seu relacionamento: Alice. Após a morte de Julie, Ismael fica desnorteado. Ele ama Alice assim como amava a Julie? E para melhorar a situação, um menino chamado Erwann começa a perseguir Ismael, tentando conseguir seu afeto. Será que Ismael ficará com Alice? Erwann? Porque a irmã de Julie, Jeanne, fica visitando Ismael dia após dia depois da morte da irmã?

Além de tudo isso, o filme é um musical, meu gênero predileto. E me desculpe se tornei a sinopse numa novela mexicana, faltando apenas os tapas e brigas, mas fiz desse modo para deixar vocês ansiosos para assistir ao filme! Um romance lindo! Liberdade sexual, amor incondicional, acidental, fraternal, incompreensível e por aí vai. O filme ainda por cima é um musical diferente do que vemos feitos por Hollywood, que conta a história na música. As músicas de Canções de Amor servem para expressar os sentimentos dos personagens (o que me faz lembrar do brilhante O Despertar da Primavera, no qual a música mostra o sentimento dos personagens, assim como Canções).

E o filme todo se foca no personagem principal, Ismael, perdido por aí. Na verdade, uma coisa interessante em pensar após ver o filme é se Ismael tinha desejo sexual por homens antes ou não. No início do filme, Julie e Alice trocam carícias enquanto Ismael fica deitado do outro lado da cama lendo um livro, com inveja da relação das duas. Será que ele tinha inveja delas serem do mesmo sexo e se amarem? E após a morte de Julie ele tem relações com uma mulher e um homem. Sabe que isso mostra? A liberdade sexual! Uma coisa que eu sempre ansiava por um filme francês! Afinal, franceses são famosos por amar todos e a todos, e ao mesmo tempo serem egoístas, mas vamos deixar o segundo fator de lado.


Sendo assim foi um grande presente ter assistido Canções de Amor. Um romance delicioso, dramático, melancólico, mas ao mesmo tempo um feel good movie, aquele tipo de filme que ao terminar faz com que nossos sorrisos abram. E ainda mais por ser um musical, o meu sorriso ficou bem grande. Fiquei com um sorriso francês!

6 comentários:

@Raspante disse...

Eu adoro filme frances. Sou apaixonado pelos filmes franceses, mesmo não vendo tantos como queria. Meu filme favorito (dentre todos) é "Os Sonhadores" e olha que coisa, tem a tão falada Liberdade Sexual! rs
Acho bem capaz você já ter visto, mas caso ainda não tenha, recomendadíssimo!

Enfim, gosto do Garrel e fiquei com muita vontade de ver este filme, muita mesmo!!!!

Abs.

Mirella Santos disse...

De filmes franceses eu vi uns dois e um deles Foi Rrrrr!!! Então tbm não posso falar da minha experiência.

Eu me interessei por esse ainda mais pelo fato de ser um musical e o enredo parecer bom. Ah, parabéns pelo níver. Abraços

Léo Bowles disse...

amei o texto e amo o filme!
ainda fico impressionado cada vez que leio teu blog... sempre gosto do que leio, mesmo se não concordar com o que você pensa!
sempre é bom ler algo de qualidade!
abração

Vitor Pastuszak Lins disse...

Acho que estou na época de paixão por musicais e você acaba de me deixar com uma EXTREMA curiosidade de conferir esse filme. Indo procurar e fazer o dowload NOW! OASJOAJISJAOJI O blog está demais, Felipe, como sempre! Parabéns pelo blog e parabéns atrasado! rere Tudo de bom, abraço!

Luciano Carneiro disse...

Ah, eu disse que vc ia gostar. Parabéns pelo texto, ficou ótimo! Sobre Canções do Amor, ahn... Sem comentários. Filme lindo, que amo de paixão. Um musical cheio de conteúdo e profundidade, com personagens complexos e carismáticos. Recomendo outros do Honoré, como Em Paris, que também contém um número musical.

Felipe Guimarães disse...

@Raspante, todo mundo fala sobre esse "Os Sonhadores". Tem DVD no Brasil?? Vou alugar!!
Assiste sim! Eu adorei!

Mirella, o enredo é muito bom sim e é até um musical diferente, sem todo o americanismo... Obrigado pelos parabéns!

Léo, muito obrigado por tantos elogios! hehe.

Vitor, obrigado pelos parabéns! Procure sim o download, porque pelo que parece, não tem DVD no Brasil!

Luciano, "Em Paris" anotado! Bem que Canções poderia ter um DVD brasileiro!