27 de outubro de 2010

BERNARDO E BIANCA- O clássico Disney que causou polêmica

Como isso pode causar medo?

Se você acha bizarro um adolescente assistir aos filmes de sua infância, imagine um adolescente indo à locadora, na sessão de filmes infantis e um monte de criancinhas olhando para ele e pensando: "O que esse ser gigante de quatro olhos está fazendo aqui?". Bem, se este "ser gigante" não sou eu, então não sei quem é. Sim, adoro alugar filmes infantis. Sim, meus pais odeiam que eu alugue filmes infantis. Mas como resistir a minha infância? Não consigo! E essa semana revi um dos clássicos Disney mais polêmicos: Bernardo e Bianca.


A história é sobre dois corajosos ratos que fazem parte de uma organização (tipo uma "ONU para ratos"). Quando recebem a carta de uma menina órfã, Penny, pedindo socorro, Bernardo e Bianca se lançam numa aventura para descobrir onde está a menina e impedir que Madame Medusa continue usando a menina para conseguir jóias preciosas dentro de um poço, entre elas, o famoso "olho do Diabo".


Comparado com os outros clássicos Disney, Bernardo e Bianca pode ser divertido, mas não é tão marcante. As músicas, por exemplo, ao meu ver, são muito pobres em relação aos outros filmes da empresa. Mesmo não sendo uma animação musical, as músicas não são dignas de uma animação Disney, mesmo se forem usadas apenas como músicas em off, para mostrar cenas e paisagens. Além disso, a aventura nem é tão "aventuresca" já que rapidamente eles encontram a menina. Um clássico Disney de investigação que gosto, e muito, é O Ratinho Detetive, este sim com reviravoltas e muita tensão. Outro problema é a vilã, que embora seja muito boa, quase não aparece nos míseros 77 minutos de filme.


Pra mim, o que faria Bernardo e Bianca ser marcante é o fato de ser um dos mais aterrorizantes clássicos por possuir um dos cenários mais horripilantes: a caverna e o pântano. Quando eu era pequeno morria de medo da cena! Principalmente quando eles acham o diamante graças a ajuda da luz. Quando assisti ao filme essa semana, na hora de dormir, ainda me lembrava da cena da caverna e abria o olho só para ter certeza de que estava na minha cama.


Sendo assim, Bernardo e Bianca pode ser marcante para as pessoas que assistiram ao clássico ainda pequenos e achavam que era uma mega aventura e tudo mais, como eu, porém, hoje existem animações como mais aventuras do que essa. E além disso, vocês sabiam que o filme causou um prejuízo para a Disney? E sabem por quê? Porque havia uma mulher nua numa das janelas, e a Disney teve que recolher as cópias para retirar a mulher da cena. Duvida? Olha a cena aqui embaixo!

3 comentários:

alan raspante. disse...

Nossa quanta polêmica, hehehe. Lembro de já ter visto este filme quando criança, mas lembro bem vagamente. Pra falar a verdade preciso ver mais animações ... hehehe

Abs. =)

Ton disse...

Eu também adoro filmes ditos infantis e não vejo problema algum nisso. ^^

Felipe Guimarães disse...

Alan, assista animações, mas as boas! Não existe apenas Disney! Existe Hayao Miyazaki, Studio Ghibli! Pelo menos, que eu conheça!

Ton, seja bem-vindo ao blog! Também não vejo problema nenhum nisso! Adoro animações!