20 de novembro de 2010

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE: PARTE 1- Uma primeira visão de HP como filme

"Let the game begin"


Fiquei até surpreso de que a sala em que fui (Imax) não estava lotada. Na verdade é porque muita gente chegou atrasada e ficou na minha frente, e eu com uma vontade de matar cada uma daquelas pessoas, bem lentamente. Mas relaxei e continuei a assistir ao filme. Afinal, "é o começo do fim" como todo mundo está falando. E quando falo todo mundo, é todo mundo mesmo! Já ouvi isso no mínimo em sete lugares diferentes. Mas é a realidade: Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 marca o fim da maior franquia cinematográfica que já existiu, e que tornou sua autora mais rica do que a rainha da Inglaterra.

Nesse episódio, o jovem bruxo não irá para Hogwarts. Ele e seus amigos vão procurar as tais "horcruxes" que descobriram no episódio anterior (Harry Potter e o Enigma do Príncipe). As horcruxes são partes da alma de seu rival, Voldemort, que só morrerá se cada uma das partes for destruída. Assim, sem saber exatamente onde procurar, o que procurar e de que jeito, a aventura do trio começa. Além disso, Voldemort tomou posse do Ministério e um governo "nazista" começa no mundo bruxo.

Fiquei extremamente feliz quando vi os panfletos de "Sangue-ruins" na tela do cinema. Não fiquei feliz por isso, claro, mas porque o diretor pegou a mensagem do livro: Segunda Guerra Mundial. Esse sétimo filme de Harry Potter (assim como seu livro) é praticamente a caça aos sangue-ruins. Para quem estudou o assunto, dá para perceber que grande parte dos panfletos apresentados no filme são feitos no mesmo estilo que os panfletos nazistas.

Mas além disso, esse Harry Potter é como o Toy Story 3: é um filme dedicado aos fãs que seguiram o jovem bruxo desde o primeiro filme. É o primeiro filme "drama" da série. Antes viamos ação atrás de ação, acontecimentos atrás de acontecimento. Agora é realmente uma conclusão de tudo que já vimos. Todos os acontecimentos, feitiços, aulas, tudo está presente nesse sétimo filme (claro, tudo não, mas grande parte). E assim como a maioria dos dramas, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 apresenta o roteiro mais estável de toda a saga, o que para alguns, resultou num filme "parado" e chato. Acredito que, em apenas alguns momentos, faltou um timming, mas nada que prejudique o filme.


Se formos pegar a atuação desde A Pedra Filosofal, a evolução dos atores é simplesmente algo magistral. Daniel Radcliffe mostrou que realmente sabe chorar em cena (nem me lembrem da cena que ele chora quando o Cedrico morreu em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Simplesmente brochante!), e nos momentos certos, dá o melhor de si. Rupert Grint, depois de ser encarregado do humor de todos os filmes, finalmente ganha um valor a mais nesse filme, com seu personagem cheio de problemas e sua boa atuação. Agora, uma pessoa que não consigo engolir é a Emma Watson. Até tem um hora no filme, quando Ron vai embora, que ela fica boa. Mas quando ele volta, ela volta para sua atuação forçada de sempre (sei que muitos fãs vão me matar depois disso).

Sendo assim, como filme, acredito que Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 tenha começado o que pode ser um começo de "grand finale" para a saga do jovem bruxo. Porém, acredito que todos os diretores de Harry Potter, principalmente o David Yates, não se preocupam em fazer um filme marcante, pois sabem que já vai ser um sucesso. A cena da última morte mostrada no filme é comovente, tanto em livro quanto em filme (fazer minha irmã chorar não é fácil), mas a cena do enterro simplesmente é brochante. Dava para ter feito aquela cena marcante. Se Spielberg estivesse na direção desses últimos filmes...

5 comentários:

FM disse...

Acho q só eu fiquei feliz com a última cena de morte...

=P

Fui muito xingado no cinema por gritar "Vai Bellatrix!!" =P

Enfim, achei o melhor de todos os filmes. Acho que, como vc disse, é um bom começo para um grande final.

Não esperava nada além do que vi em HP7. Um ótimo filme da série, mas nada de fenomenal no mundo do cinema (tirando é claro o efeito "Fenômeno").

E sobre a direção do filme, o q não gostei foi dos cortes. O corte da cena da luta da Nagini por exemplo foi péssimo. Quase amador mesmo.

E sobre as polêmicas cenas que não tinham no livro, achei muito legal. Deu um clima bonito para o filme e apresentou uma surpresa.

Isabela disse...

Como ousas gritar "Vai Belatrix", FM!?

aaai como eu odeio aquela mulher!!!!
Mal posso esperar pela cena final dela!!

Mirella Santos disse...

A polêmicas cenas... haha soh ficaram mais apimentadas do que imaginariam eu acho. Mas o filme foi muito bom, superou minhas expectativas de verdade. Os atores estão melhores do que antes, está td bem melhor. Tudo indica mesmo que teremos um Grand Finale. Ótima resenha Felipe. Abraços

Ricardo Martins disse...

FATO: Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 marca o fim da maior franquia cinematográfica que já existiu! YEAH!

O filme para mim foi perfeito! O melhor até agora! Durante a 1ª hora de filme, eu vibrava muitooo, só conseguia pensar: "É Guerrrra"! Finalmente Voldemort e os comensais mostrando as garras, aqui o clímax do filme estava presente à todo momento, diferente dos últimos que o apresentavam nos últimos minutos.... Bellatrix é uma bitch, adoro aquela risada doentia...Carter sempre arrasando!

Só achei que enrolaram na cena da floresta, perderam muito tempo ali!

Bem observado o estilo dos panfletos. Eu não havia percebido!

"É um filme dedicado aos fãs que seguiram o jovem bruxo desde o primeiro filme." Essa frase simplifica tudo o que sinto!

Estou lendo o livro agora, e é tão bom quanto a adaptação! :D

Felipe vs Emma Watson!

Felipe Guimarães disse...

FM, olha, com aquele discurso que o Dobby fez pré-morte, até eu queria matar ele!! Nessas horas que o diretor tem que intervir!!
Acho que este filme tem grandes chances de ser o de maior bilheteria (por enquanto...).

Isa, sabia que eu mudaria a pessoa que dá final nela?? Juro mesmo!! E o feitiço final de HP X VOLD tb!!

Mirella, obrigado!! Então, agora é só esperar pelo final!! Mas não consigo!!

Ricardo, a quanto tempo!! Então, pra mim o filme não foir perfeito, faltava umas modificãções aqui e ali (quando se precisa de intervenção do diretor nunca tem!). Amo a Bellatrix da Helena! Pra mim faz mais sentido que a do livro!
Vc nunca tinha lido o livro?? Esse sétimo pelo menos pra mim acho obrigatório!! ahahaha
4ever: FELIPE X EMMA WATSON!