3 de novembro de 2010

OS MELHORES DO MUNDO: Um "Zorra" e um "Phyton"

Ai bofe, tão falando da gente...


Provavelmente você já ouviu falar no grupo de comédia Os melhores do Mundo, mas ainda não sabe ou não se lembra. Se você já ouviu: "O mar abriu no meio véio!", ou "A vida. A vida é uma caixinha de surpresa", então você já ouvi falar neles. E, esse feriado, como eu não tinha nada para fazer além da minha monografia, assisti aos dois espetáculos que o grupo possui em DVD, Hermanoteu na Terra de Godah e Notícias Populares. Enquanto um usa a inteligência, lembrando em certos momentos o humor do grupo britânico Monty Phyton, o outro parece mais um programa especial do Zorra Total.


O primeiro espetáculo que vi dos comediantes foi Hermanoteu na Terra de Godah, que minha amiga me emprestou (e ainda preciso devolver, mas isso no momento a gente esquece). A história é sobre Hermanoteu, um pastor que é enviado por Deus à Terra de Godah e encontrar seus seguidores. Pelo decorrer do espetáculo, Hermanoteu encontra personagens históricos famosos, como por exemplo, Cleópatra, César, Dercy, o Diabo, entre outros tantos personagens, sendo o espetáculo uma sátira à Bíblia e aos personagens sagrados.


Este foi o espetáculo inteligente, ao estilo de Monty Phyton. Eu nunca vi meu pai rir tanto na minha vida! Fui até ver se ele estava chorando de tanto rir. É preciso pontuar: as ideias presentes nesse espetáculo, como os díalogos apresentados pelos personagens, evoluiu muito a qualidade do grupo! A cena da Dercy, por exemplo, é quase impossível de não rir, assim como as cenas do Diabo. Com certeza este foi um acerto do grupo! Ainda mais por ser uma peça linear, sendo praticamente "obrigado" a não deixar a peteca cair.

Assim, com muito entusiasmo depois de ter assistido Hermanoteu, decidi alugar o Notícias Populares (na baratíssima locadora 2001, que mesmo sendo uma biblioteca para cinéfilos, é o inferno dos mesmos). Este espetáculo do grupo fala de pequenas notícias do nosso cotidiano, entre elas, por exemplo, os atentados terroristas do 11/9 (datado, eu sei). Desse modo, o espetáculo é dividido em vários blocos, sendo o mais famoso até hoje o bloco de Joseph Klimber, um sucesso na internet.


Antes de assistir ao Hermanoteu, lembro-me (que chique!) que eu tinha amado os videos do Notícias Populares no Youtube. Porém, quando fui ao assistir ao espetáculo inteiro fiquei decepcionado. Alguns blocos são extremamente sem graça, como é o caso do "Saraiva" e o do general. Poucos desses se salvam da cafonice, tanto que a peça chega praticamente no mesmo nível de um episódio do Zorra Total. Salvam-se o bloco dos Mohamed's, o do famoso Joseph Klimber, e para alguns o "Maravilhoso!".

Sem mais delongas, se você estiver interessado em saber os espetáculos do grupo, começe primeiro com Hermanoteu na Terra de Godah, este com certeza hilário. Agora, se você meu caro leitor ou leitora, decidir assistir ao Notícias Populares, não me culpe depois, porque eu avisei. E preciso pontuar que, do grupo, o melhor ator/comediante é o nosso Joseph Klimber, Welder Rodrigues. E lembrando sempre pessoal: Comentem!

2 comentários:

Mirella Santos disse...

Hermanoteu vi recentemeente, notícias populares já tem um tempo. Até que cheguei a gostar dos dois logo que assisti, mas se for realmente comparar tem grandes diferenças.
A cena que Hermanoteu chega na cidade que são apenas dois homens com uma distância de uns 2 metros é hilária.

Felipe Guimarães disse...

Mirella, essa cena também é muito boa! Mas acho as melhores a da Dercy e das do Diabo!! Além da famosa: "vou, nao vou, vou não vou, fechou, fiquei!".