18 de fevereiro de 2011

ENTERRADO VIVO- Mais do que um filme: uma denúncia

Olá Paul! Você já é cliente NET?


Não existe muito material para fazer uma boa introdução sobre Enterrado Vivo. Afinal, a história do filme todo se passa em apenas um lugar: um caixão. E para melhorar, o filme possui apenas um ator em carne e osso, o Ryan Reynolds. O enredo é sobre um caminhoneiro, Paul Conroy, que acaba sendo enterrado vivo no Iraque, junto com um celular. A partir disso, o personagem tenta sair de sua situação.

Não existe muita coisa para descrever sobre o filme em si também. Fotografia, direção, roteiro, tudo bem "bonitinho", mas Reynolds precisava ter se esforçado mais. Nas cenas de desespero ele está muito bem, mas quando chega na hora de chorar o ator é atingido em seu calcanhar de Aquiles. O choro na hora do desespero foi uma coisa que faltou bastante, pelo menos pra mim. Fico imaginando o que o Leonardo DiCaprio, mestre do chororô, conseguiria fazer.

Mas o mais importante do filme é sua mensagem subliminar contra a guerra do Iraque e o capitalismo selvagem norte-americano. Primeiro temos a situação de Paul. Quando ele tenta ligar para diversos números buscando por ajuda, só ouvimos o atendente falando: "Espere só um minuto" e colocando-o na linha de espera, como se a vida de Paul fosse apenas uma vida qualquer de um norte-americano qualquer. Além disso, a hora em que a empresa entra em contato com ele é uma pura denúncia do capitalismo tentando se safar dessa história toda.

Sendo assim, recomendo Enterrado Vivo. Seus quinze minutos finais passam muito rápido e nos prendem facilmente. Não é um grande filme, mas é bem bolado. Com um ator melhor o filme poderia ter se destacado ainda mais, quem sabe até com indicação ao Oscar. Mas esse ano o Oscar está extremamente concorrido e digo isso com orgulho. Faz tempo que não vejo um Oscar com bons filmes, ainda mais com tantas obras-primas. Mas ainda digo: Cisne Negro foi o melhor drama.

4 comentários:

Diego Lanza disse...

Cisne Negro não foi só o melhor drama, foi o melhor filme!!! ^^

Mas discordo da atuação de Ryan Reynolds precisar ser mais esforçada. Achei uma boa atuação no geral.

Kahlil Affonso disse...

um dos filmes mais fantásticos de 2010

http://filme-do-dia.blogspot.com/

Mirella Santos disse...

Ainda não vi, até gosto do Ryan Reynolds em alguns filmes, mas eu fico imaginando que ele já tem cara de ator de comédia. Ah, comparar com Cisne Negro é injusto,o filme é um dos melhores que já vi. Abraços

Felipe Guimarães disse...

Diego, hahaha, melhor filme! Pra mim esse ano o Oscar iria para Cisne. Ah, foi uma boa atuação, mas acho que o Leo se daria melhor!

Kahlil, de 2010 não sei porque teve muito filme bom no final desse ano....

Mirella, tb gosto dele, mas ele é exatamente isso: ator de comédia. Hahaha, comparar qq coisa com Cisne é injusto!