17 de março de 2011

O SONO É O INIMIGO E VOCÊ PODE SER O PRÓXIMO!

Você falou comigo?


De todas as coisas que podem existir para dificultar seus estudos, trabalho ou qualquer outra atividade que precise de concentração, o sono é um dos piores e um dos principais deles - além do fato de ter compreendido ou não a matéria que o professor passou, o que pode complicar ainda mais sua vida já complicada. Imagine: você está voltando do cursinho, mas está cansado demais para continuar estudando em casa. Então você chega em sua humilde moradia e decidi dormir. Num determinado momento, no escurinho do seu quarto, você percebe uma presença, um vulto do capeta e decidi abrir apenas um olho para dar uma conferida. Sua mãe ou seu pai está lá, com um copo d' água pronto para cair em seu rosto e a gritaria começar. Isso não ajuda ninguém a estudar.


O que eu quero dizer é: ninguém consegue estudar bem, mas bem mesmo, com sono. Eis a causa que defendo: durma, mas depois estude (pois também não adianta nada apenas ouvir e copiar o que o professor passou). Mas você: pai, mãe, responsável, seja o que for, deve entender que se seu filho está com sono, então deixe-o dormir e quando ele acordar fale que é a hora de estudar.


Meu maior problema até agora é esse: controlar meu sono. Claro, sempre depois que durmo, acordo e já começo a passar as coisas a limpo e pronto para os exercícios. Mas em certas ocasiões, quando estou com muito sono, chego a dormir até umas duas horas da manhã. E a partir desse momento estudo até o horário para me arrumar para sair de casa e consigo fazer tudo o que eu precisava fazer para tarde do dia anterior. Afinal, fiz o que tinha que fazer, não? Eu teria feito na mesma qualidade se estivesse com muito sono? Certamente não.


Então você, adulto e/ou responsável, entenda: não adianta seu filho ficar sentado na escrivaninha em forma de vegetal, sem entender nada do que está lendo. Deixe-o (a) dormir e quando acordar apenas fale: "Ok, agora estuda", mesmo que isso seja de madrugada. Pois se o sono já é um grande inimigo, você pode e será o próximo, infernizando a vida de seu "pirralho" até ele acordar. E no final você acorda apenas uma coisa: um vegetal.

2 comentários:

Diego Lanza disse...

Poxa, não é melhor dormir de noite?? rs. E deixar pra estudar pro outro dia?

Enfim, concordo totalmente com seu post. Pior do não dormir é ter uma prova no dia seguinte e vc passar a noite toda estudando pra fazer a prova de manhã cedo... Isso é muita burrice!!!

o cérebro precisa 'dormir' para que a memória consolide as informações que você recebeu pela aula. Então, DORMIR É ESSENCIAL, bem como vc defendeu!

Luciano Carneiro disse...

Desabafooo. hahahaha
Esse é o Felipe, invertido e incompreensível (e imutável, será?).