24 de março de 2011

POR ONDE ANDAM BETHÂNIA & HOLLANDA?

Já tá na pose!


Não sei se vocês sabem, mas a Maria Bethânia fará um blog no qual ela vai postar um vídeo lendo poesia. Para isso, o Ministério da Cultura vai desembolsar 1,3 milhão de reais (de acordo com a Folha). E quem está no poder do Ministério da Cultura é a nossa ministra Ana de Hollanda, irmã de Chico Buarque, sendo esse grande amigo de Bethânia.


Será que sou um dos únicos que repara que o nosso Ministério da Cultura de uns anos pra cá tem apresentado apenas nomes da MPB brasileira, entre elas, Gilberto Gil? Como eu, futuro (se conseguir) cineasta, vejo minha situação?! Nada mais do que a injustiça do foco cultural apenas na música, também injusta por se focar apenas nas bandas coloridas, bombando nas rádios. E não sou o único que deveria se sentir assim. Artistas plásticos, músicos ignorados, pessoal voltado ao teatro, grafiteiros, escultores, entre tantos outros setores da cultura que são ignorados por um Ministério que deveria proteger todas essas áreas.


Sem falar no projeto em si. Vão gastar mesmo 1,3 milhão de reais que pode ser usado para fazer um filme, ou uma peça ou o lançamento de um livro (no caso, de poesia) para que a Maria Bethânia poste vídeos em seu blog? O que ela quer? Fazer concorrência com o Felipe Neto e o Pc Siqueira? Ou será mais um modo para a Bethânia voltar ao auge e o governo ter um desculpa para dar dinheiro a cantora.


Tudo isso apenas prova que o Brasil está se voltando a um Ministério da Cultura apenas de pessoas famosas e da música, para parecer que tudo é um "mar de rosas", pois só tem gente competente. Se você é cineasta, diretor teatral (ou ator também), artista plástico, você está como eu: encurralado. E isso porque ainda nem citei o preconceito entre raças! Mas gente, a Bethânia e a Hollanda não precisam realmente morrer. Apenas parar com esse projeto ou criar bom senso.

Nenhum comentário: