30 de julho de 2011

NADA MUDA AO FAZER 18 ANOS

Ok, quase nada


Se você ainda não fez 18 anos ou não é rico, sinto, sua vida continuará a mesma. Na verdade, são as pessoas ao meu redor que fazem me lembrar do meu aniversário. "Nossa! Você vai ter 18 anos!", "você vai poder tirar sua carta e encher a cara!". E claro, sempre tem aquele tio bem tosco que com certeza fará a piada de que você já pode ser preso e aquela tia que vai puxar sua orelha ou que vai dizer: "Você já é um homem". Puro clichê e pura realidade. Mas parte disso não é total verdade.


Ok, no meu caso eu vou tirar minha carta, aliás, foi esse o presente que eu pedi com 18 anos. Mas quando seu pai ou sua mãe respondem: "você acha que vai tirar a carta e vai sair por aqui? Óbvio que não!", você já fica decepcionado. Primeiro: qual o objetivo de um jovem de 18 anos ao tirar sua carta? Resposta: não depender dos pais para sair e ouvir coisas: "Ah! Mas é muito longe! Você quer mesmo ir?". Segundo: é lógico que nenhum jovem pegará o carro e sairá dirigindo de São Paulo até o Acre, porém, se depois de fazer as aulas e tirar a carta a pessoa não vai dirigir até o shopping, para que tirou então? Não faz sentido. Contudo, a verdade é que eu amo metrô. Se tivesse metrô em toda São Paulo, nem pensaria em tirar a carta, mas essa não é a nossa realidade.


Liberdade. Simples: você não vai ter (ainda). Mesmo que você pensa que pode fazer o que quiser, seus pais vão apelar para a dependência financeira, mesmo que você trabalhe. Mas caso você já tenha saído de casa e possua um bom trabalho já com 18 anos, nem preciso falar que esse parágrafo é desnecessário para você, preciso? Você é uma raridade e se essa vida estiver lhe fazendo bem, acho melhor você continuar com ela.


Respeito. É a mesma coisa que a liberdade, mas ao invés dos seus pais apelarem para a parte financeira, eles vão te atacar pelo domínio do território: sua casa. "Enquanto você viver no mesmo teto que eu, fará o que eu mando! Quando você tiver sua própria casa você pode fazer o que bem entender". É assim e sempre será e tenho um pingo de verdade quando digo que você já ouviu isso saindo da boca de seus pais ou de seus responsáveis.


Acabei de estragar seus planos com 18 anos? Aquele sonho adolescente de termos liberdade e o poder de fazer o que quiser com nossas vidas? Pena. Mas tudo isso depende também dos seus pais. Se eles possuem um pensamento mais moderno, sua liberdade deverá ser maior do que a de alguém que tenha pais conservadores. Na verdade, desde os meus 17 anos -- que ainda os tenho até dia 4 de Agosto -- eu já sabia de tudo isso. Talvez eu já tenha me tornado num adulto chato ao aceitar minha realidade. Mas ainda tenho o coração de um jovem que busca pela liberdade. Se essa parte for a criança que vive dentro de mim, que bom! Pois ela nunca vai desaparecer. Todavia, quem sabe o que vai me aguardar a partir da minha maioridade? Nada se sabe. Vai que tudo isso muda? Tantas perguntas e nenhuma resposta. Oh delícia! Isso que é viver!

2 comentários:

deborah disse...

Liberdade não é um tesouro no fim do arco-íris. Nem tão pouco um presente de aniversário....afinal qual é o mérito extraordinário em se completar 18 anos de existência?? Você adquire alguns direitos adicionais pelo entendimento da Sociedade/Legislação de que você já se tornou mais consciente e responsável, mas em contrapartida seus deveres aumentam proporcionalmente! Não tem nanda a ver com Pais e amigos....e vizinhos....enfim a "maioridade" é na verdade uma questão estatística. É um benefício genérico. A liberdade conquistada no lar, entre os amigos e perante a sociedade depende unicamentede quem completa a "maioridade".Os direitos e a confiança são adquiridos ao longo da vida, através de atitudes que demonstrem maturidade, no dia a dia. Não se conquista simplesmente no mudar da página do calendário, não faz sentido! Se você jovem que está lendo este comentário vem conquistando seus direitos através dos seus deveres bem cumpridos, parabéns!! E se mesmo assim você não ganhar um carro de aniversário, já que você é uma pessoa competente e segura não terá nenhum problema em adquirí-lo sozinho, com seu próprio esforço, o que é até mais bacana!! ;)

FM disse...

É cara... não tem jeito. !8 anos e morando com os país vc só ganha mais responsabilidades (afinal, agora vc já pode ser preso... heheheh).

As vantagens são poder tirar a carteira de motorista e frequentar baladas para maiores.

E veja só... agora vc tb poderá assistir filmes para maiores de 18 !!! huahuhau

De qualquer forma Felicidades e muito sucesso para vc !!