25 de julho de 2012

FALANDO UM POUCO SOBRE SOMBRAS DA NOITE


Tim Burton está se tornando um diretor realmente detestável, mesmo sendo uma figura cult. Ok, não nego que a fotografia de seus filmes e seu estilo de criação sejam impecáveis, porém, nem mesmo seus mais fiéis seguidores aguentam mais a falta de vontade do diretor, os  roteiros fracos de seus filmes e sua direção porca (salva muitas vezes pela fotografia e pelos atores). Onde está o diretor de Edward: Mãos de Tesoura? Os Fantasmas se Divertem? Peixe Grande? Pois é. Burton perdeu muitos fãs em Alice (o pior filme de sua carreira) e o próprio Sombras da Noite não ajudou muito para que sua situação melhorasse.

Mas de tanto falarem mal de Dark Shadows, nem achei o filme tão ruim assim. Claro, o filme não tem ritmo, os personagens uma hora são essenciais e em outra parecem desnecessários para a trama e nos últimos 20 minutos do filme o roteiro simplesmente vira de cabeça para baixo, principalmente com os personagens das crianças. E para piorar a situação, nem mesmo os atores conseguem desempenhar bem os seus papéis. Então por que achei o filme mediano? Ainda não sei, bem provável por já saber que ele seria fraco e que Burton me desapontaria mais uma vez.

É um filme fraco, ponto final. Mesmo que tenha raros momentos engraçados e um pouco de desejo de "quero mais", o novo filme de Tim Burton fica apenas no desejo. Espero que com seu novo filme, Frankenweenie, Burton possa voltar para suas origens e tentar se achar como diretor, pois se é para ser um diretor vendido e que faz filme porco, como sua versão de Alice que serve apenas para ganhar dinheiro para o estúdio, por favor: que ele se aposente (assim como Michael Bay já deveria ter feito há muito tempo. Mas isso é outra história).

2 comentários:

Rafael W. disse...

Não o acho assim tão fraco, mas concordo quando você diz que Tim Burton está conseguindo irritar devido a esse desleixo com seu cinema.

http://avozdocinefilo.blogspot.com.br/

Caio McFearless disse...

Ainda não assisti Dark Shadows e estou à espera de um torrent decente.

E aqui definitivamente não foi o único lugar em que eu li críticas tanto ao filme Dark Shadows quanto ao Tim Burton. Mas eu, pessoalmente, não acho que o cara andou "perdendo a mão" como algumas pessoas por aí dizem. Acho que ele mudou de maneira superficial. Os temas que ele aborda em seus filmes ainda são semelhantes aos antigos, seu apreço pela parte visual continua perceptível e por aí vai. Acho que ele está ficando mais sutil, fazendo experimentos, se testando como diretor. Ok, infelizmente nós não vemos mais os filmes que beiram a anarquia como Beetlejuice, Corpse Bride e Ed Wood, mas só porque ele está diferente, não significa que ele está mal.

Embora Alice tenha me decepcionado por conta da abordagem dos livros no roteiro (teria sido mais divertido ver um filme fiel às loucuras do romance), o filme me pareceu ser interessante pela coragem dessa abordagem e pelo toque feminino (roubo esse quote de um amigo meu) até então não visto em um filme dirigido pelo Burton.

Anyways, o Tim Burton continua sendo um dos meus preferidos e eu sempre ficarei de olho nos projetos dele. Artistas passam por fases e não se agrada a gregos e troianos o tempo todo, não é? Acho que é o preço que se paga por dar a cara a tapa como cineasta.