26 de dezembro de 2014

RELÍQUIAS DA NETFLIX #1: "O mundo é dos jovens"


Como muitos sabem, os serviços da Netflix chegaram ao Brasil com um pequeno número de filmes e séries e muitos eram antigos. Hoje, o serviço está muito mais avançado e se aprimorando, principalmente no que se diz respeito ao lançamento de séries e de suas temporadas (How I Met Your Mother está praticamente inteira lá). Ainda há uma quantidade de filmes e de séries antigas muito grande e não digo isso como crítica, muito pelo contrário: muitas séries que eu achava que nunca mais veria na minha vida (inclusive com a dublagem original) estão disponíveis pelo serviço. Assim, decidi começar um novo bloco no blog chamado Relíqiuias da Netflix, que é exatamente para falar desses pequenos tesouros escondidos e que poucos (ou ninguém) conhece ou já ouviu falar. O primeiro deles é o seriado O Mundo é dos Jovens.

O Mundo é dos Jovens (no original, Boy Meets World) é uma série que foi transmitida no Brasil pelo Disney Channel entre a década de 1990 e o início dos anos 2000. A série gira em torno do jovem Cory Matthews - um jovem de onze anos - e das pessoas que vivem ao seu redor, como amigos, família, professores, entre outros. Na série, Cory aprende diversos elementos do mundo e do cotidiano, passando pelas coisas mais simples da vida até os momentos mais difíceis.

Embora o final da sinopse faça parecer que a série seja um drama, O Mundo é dos Jovens é uma comédia familiar de uma qualidade ímpar (ainda mais com as séries fracas que estão hoje por aí). E, mesmo sendo Disney e família, há diversos assuntos "adultos" ao longo das temporadas, como sexo, por exemplo, e que estão presentes mesmo sendo de forma subliminar (pelo que eu me lembre e do que vi até agora nas primeiras temporadas). Como eu disse antes, é uma sitcom simples que conta a vida desse garoto e das pessoas ao seu redor, tendo diversos assuntos abordados ao longo de 7 temporadas. É deliciosa e extremamente divertida (principalmente para assistir acompanhado por crianças).

O Mundo é dos Jovens fez parte da excelente coletânea de séries de sucesso dos anos 1990 que eram transmitidas pelo Disney Channel (e que já comentei anteriormente no blog aqui). Séries como Amor Fraternal, Gente pra Frente (que teve um sucesso semelhante ao de O Mundo é dos Jovens e época do ápice do comediante Tim Allen), Lizzie McGuire (com a Hilary Duff, para vocês terem uma ideia de como já estou ficando velho), Mano a Mana (com Shia Labeouf, que ninguém imaginava que ia se tornar no que ele é hoje), Gênio do Barulho, As visões da Raven (que ainda passa no SBT), entre outros. Era uma época em que se discutia as descobertas do mundo jovem, da linha tênue entre ser uma criança e um adulto, de forma respeitável, profunda e muito mais séria (e divertida) do que vemos hoje em dia. Sinto muita falta de séries que abordam esse período da vida entre ser criança e adolescente, pois hoje parece tudo mais superficial (não sei se vocês sentem a mesma coisa).

Hoje, O Mundo é dos Jovens possui uma continuação que é exibida no Disney Channel como A Garota Conhece o Mundo (péssima tradução. Parece que ninguém devia conhecer a série original). A história agora é centrada na filha de Cory e Topanga, Riley Matthews (uma decisão interessante de mostrar a adolescência por um lado mais feminino que a série original). A nova série já tem uma segunda temporada garantida e possui os mesmos atores e criadores da primeira versão (ainda preciso assistir para saber se a qualidade continua a mesma). E se você não conhece nenhuma das duas versões, está na hora de conhecer. Vamos torcer para que a Netflix libere as próximas temporadas em breve, pois será uma pena se apenas as duas primeiras temporadas estiverem disponíveis.  

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu curto os dois muito bom :)

Felipe Gonçalves Guimarães disse...

Anônimo, as duas séries eram minhas prediletas na época do Disney Channel!

miguel pisa magevski disse...

infelizmente, a série (que eu estou muito doido para ver), saiu do catálogo da netflix (T-T)

Lurdes Lima disse...

bom queria saber se alguem sabe se onde aSSISTIR A SERIE O MUDO DO JOVENS COMPLETA SE SOUBER PFV ME RESPONDA